TSE rejeita pedido de cassação e mantém mandato do senador Jorge Seif
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, parlamentar afirma que decisão unânime encerra ação movida por Raimundo Colombo e diz que “a justiça foi feita mais uma vez”
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira (12) o pedido de cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). A decisão mantém o resultado das eleições de 2022 em Santa Catarina, quando Seif derrotou nomes tradicionais da política catarinense na disputa pela única vaga ao Senado.
A ação foi proposta pelo ex-governador Raimundo Colombo (PSD), que também concorreu ao cargo. Na mesma eleição, o então senador Dário Berger, à época no PSB, tentava a reeleição, mas acabou superado nas urnas.
O processo foi movido pela coligação formada por Patriota, PSD e União Brasil. Entre as acusações estavam a suposta cessão de um helicóptero pelo empresário Osni Cipriani, do setor da construção civil; o alegado uso da estrutura da Havan na campanha; e um suposto financiamento irregular de propaganda eleitoral pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista.
Também figuraram como réus os suplentes da chapa, Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi; o empresário Almir Manoel Atanazio dos Santos; e o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan.
O caso já havia sido arquivado por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A coligação recorreu ao TSE, onde chegou a obter parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral. Ainda assim, os ministros da Corte decidiram manter o mandato do senador.
“A justiça foi feita mais uma vez”
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta sexta-feira (13), Jorge Seif afirmou que sempre esteve confiante no desfecho do processo.
“Primeiramente eu preciso agradecer muito a Deus porque a justiça foi feita mais uma vez. O Tribunal Superior Eleitoral ontem simplesmente acompanhou a decisão dos magistrados catarinenses do TRE de Santa Catarina”, declarou.
O senador destacou que as denúncias surgiram ainda na fase de prestação de contas da campanha. “Essas denúncias levianas já iniciaram lá na minha prestação de contas. Depois vencemos de 7 a 0. Depois apresentaram uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral aqui em Santa Catarina e ainda vencemos de 7 a 0”, afirmou.
Segundo ele, o Ministério Público chegou a pedir o arquivamento da ação e a aplicação de litigância de má-fé contra os autores. “Ou seja, dizendo que eles tinham má-fé nessa ação e pedindo arquivamento. Depois apelaram ao TSE. Foi uma ação muito longa”, disse.
Seif relatou o impacto pessoal do processo. “Mesmo que nós saibamos que nossas mãos estão limpas, isso traz ansiedade, traz insegurança. Você ser acusado de algo que você não cometeu gera especulação, gera notícia, preocupa a família inteira”, afirmou.
Ele também declarou que a decisão unânime reforça a legitimidade da eleição. “Não foi uma, não foi duas, mas três vezes vencendo. Mais uma unanimidade, para não deixar dúvidas de que não houve nenhuma trapaça por parte do senador Jorge Seif”, disse.
Ao comentar o desfecho, acrescentou: “Eu estou muito feliz e agradecido a Deus por mais uma vez comprovar minha inocência e finalmente poder tocar minha vida”.
Articulações políticas
Durante a entrevista, o senador também comentou o cenário político para as próximas eleições e as discussões em torno das candidaturas ao Senado em Santa Catarina. Ele afirmou que o governador Jorginho Mello terá habilidade para conduzir o processo e defendeu unidade no campo conservador.
Seif citou como possíveis nomes a deputada federal Caroline De Toni e Carlos Bolsonaro, além de mencionar o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
“Parlamento é voto. Você pode ter o projeto mais lindo do mundo, mas parlamento é voto. Hoje nós somos minoria lá dentro do Senado”, afirmou.
Com a decisão do TSE, fica encerrado o questionamento judicial sobre o resultado da eleição ao Senado em Santa Catarina, mantendo Jorge Seif no cargo.
Confira entrevista completa
