Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Ministério da Saúde anuncia mobilização nacional contra a dengue; país já registra mais de 1,6 milhão de casos no ano

Por Ligado no Sul04/11/2025 10h00
© Foto: João Risi/MS

O Ministério da Saúde anunciou que realizará, no próximo sábado (8), um Dia D de mobilização nacional de combate à dengue. A ação tem como objetivo reforçar as medidas de prevenção e orientar a população e gestores públicos sobre a importância do controle do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com dados da pasta, o Brasil já contabiliza mais de 1,6 milhão de casos prováveis da doença em 2025, com mais de 1,600 mortes confirmadas. Apesar de o número representar queda significativa em relação ao mesmo período do ano passado, o cenário segue sendo considerado de atenção, especialmente com a entrada do período chuvoso, historicamente associado ao aumento da transmissão.

A iniciativa prevê reforços no envio de equipamentos e insumos aos municípios, instalação de centros de hidratação em locais com maior demanda e intensificação das ações educativas para eliminação de focos do mosquito dentro das residências, onde ocorre a maior parte das proliferações.

Além disso, o Ministério destaca a vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com uma empresa chinesa. A expectativa é que a Vacina contra dengue receba o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2025, e que seja possível aplicar as primeiras doses em 2026.

O plano do ministério considera que o controle do vetor ainda é a base da prevenção: mesmo com vacinação em curso, o controle do mosquito continua sendo “o principal método para a prevenção e controle” da dengue e de outras arboviroses. A pasta alerta que o cenário climático como chuvas e temperaturas elevadas e a circulação dos diferentes sorotipos do vírus, favorecem a transmissão.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS