Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

ExpoMais 2025: inteligência emocional, equilíbrio e propósito inspiram encerramento

Palestras âncora e experiências interativas marcaram o último dia do evento, conectando inovação, bem-estar e protagonismo humano

Por Ligado no Sul25/09/2025 10h30
Fotos/Divulgação

A ExpoMais 2025 encerrou nesta quarta-feira, 24, sua nona edição com uma jornada de reflexões sobre protagonismo humano, propósito organizacional e o equilíbrio como alicerce para a alta performance. O encontro reuniu empresários, gestores, empreendedores, profissionais e estudantes na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Foram dois dias de networking e diversas atividades, com palestras âncora e experiências interativas ampliando o debate em torno do tema central deste ano: “Performance com Equilíbrio – O bem-estar como eixo de inovação e desempenho”.

O segundo dia iniciou com Daniel Keller, que destacou a centralidade das pessoas na construção de organizações sólidas e inovadoras. “A corrida pela alta performance tem nos feitos altamente distraídos, de nós mesmos e de quem está perto. Para conquistar resultados sustentáveis, devemos incluir um novo elemento: que as pessoas estejam bem”, afirmou Keller.

“Colocar as pessoas antes de tudo é um exercício para aprendermos a ser bons coadjuvantes, de não querermos os holofotes sobre nós o tempo todo e sim iluminar as outras pessoas. A gestão deve ser profissional, pode ser firme e focada em resultados, mas não pode deixar de ser humana”, acrescentou.

Cultura

Ainda tratando do aspecto humano, o ciclo de palestras teve sequência com Estevan Sartorelli, que apresentou como integrar cultura e propósito às estratégias corporativas. “Culturas fortes promovem engajamento dos colaboradores, satisfação dos nossos clientes, trazem reputação empresarial, fazem com que o concorrente fale bem de nós, gera rentabilidade e solidez”, pontuou.

“Propósito é aquilo que nos dá sentido, significado e importância na vida. E os nossos negócios precisam ter propósitos, entendendo que os propósitos são múltiplos, construídos e mutáveis”, completou Sartorelli.

Comportamento

Encerrando as atividades, a neurocientista Carla Tieppo trouxe insights sobre o papel do cérebro no equilíbrio humano. Usou exemplos de animais para ilustrar diferentes comportamentos humanos e a baixa produtividade no trabalho. “Todos nós temos pontos fracos, mas por que não fazemos aquilo que sabemos que é preciso fazer?”, questionou.

E apontou fatores que atrapalham a performance. “Nós liberamos dopamina sempre que temos a visão de que um comportamento ou ação vai trazer o resultado almejado. É o que nos dá a força de realizar. Mas a dopamina virou vilã, coaptada pelos vícios, como os vícios em tela”, exemplificou.

Programação

Além da programação de palestras, a nona edição contou com o ExpoIdeas, o Espaço Connex e o Momento SCGás, durante o qual o diretor presidente da companhia, Otmar Müller, apresentou oportunidades que o gás natural representa para a economia local.

Uma das novidades do evento foi a interação com a Vera, assistente virtual que utilizou inteligência artificial para aproximar os participantes da experiência, atuando como uma espécie de guia.

Avaliação

Para a coordenadora do projeto e curadora de conteúdo e experiências da ExpoMais, Danielle Zabotti, a nona edição cumpriu seu papel de entregar conhecimento, conexões e inovação.

“A ExpoMais 2025 foi um encontro de múltiplas dimensões: tivemos conteúdos de alto nível com palestrantes nacionais, experiências práticas que provocaram novas formas de pensar e a oportunidade de criar conexões valiosas entre diferentes setores”, considera.

“As discussões em torno do tema central mostraram que é possível unir bem-estar e performance. Além disso, a estreia da Vera trouxe um diferencial inovador, tornando a jornada do participante ainda mais personalizada e interativa. O saldo é de um evento que inspira, conecta e transforma”, avalia Julita Volpato, diretora executiva da Acic e coordenadora da equipe de cocriação.

A ExpoMais é cocriada por Acic, CDL de Criciúma, Prefeitura de Criciúma, IFSC (Campus Criciúma), Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unesc e Unibave. A edição 2025 foi apresentada por Sicredi e Saúde São José, com apoio de ABRH Sul Catarinense, ACI e Acaert.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS