Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Cirsures realiza capacitação sobre coleta de resíduos para agentes de saúde e combate a endemias

Profissionais dos sete municípios consorciados serão treinados para multiplicar informações sobre destinação correta de resíduos e educação ambiental

Por Ligado no Sul22/09/2025 10h00
Foto/Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realiza no próximo dia 30 de setembro, em Urussanga, uma capacitação voltada aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias dos sete municípios consorciados: Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

O objetivo do encontro é capacitar os profissionais para que atuem como multiplicadores do programa “Pensa Logo o Destino”, projeto do IMA voltado à destinação correta de resíduos sólidos. A iniciativa busca ampliar o conhecimento da comunidade sobre coleta seletiva e descarte adequado de resíduos.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, Graziela Bolan, engenheira sanitarista ambiental do Cirsures, explicou como será a capacitação: “Nosso encontro acontece no dia 30, terça-feira, a partir das 13h30, no salão paroquial da Igreja em Urussanga. Vamos reunir todos os agentes de saúde e da vigilância sanitária para capacitá-los em relação ao programa ‘Pensa Logo o Destino’. A intenção é que eles se tornem multiplicadores e levem essas informações para a comunidade, já que estão diariamente no porta-a-porta.”

Sobre a participação, Graziela explicou que cada município deverá inscrever seus agentes: “Encaminhamos há cerca de 15 dias um convite para cada secretaria de saúde, com um link para inscrição. É rápido, simples e garante a presença no dia 30.”

A engenheira também ressaltou a importância de eventos como este: “Ainda precisamos evoluir muito na coleta seletiva e na destinação correta dos resíduos. A educação ambiental deve ser contínua, sempre presente. Capacitando os agentes de saúde e da vigilância sanitária, conseguimos levar essas informações diretamente para o dia a dia dos moradores, atingindo desde donas de casa até aposentados, que muitas vezes ainda não sabem como descartar corretamente o lixo e por que isso é importante.”

Quanto à atuação do Cirsures nos sete municípios, Graziela destacou que o consórcio possui um programa de coleta seletiva em operação há quase 20 anos: “Trabalhamos continuamente com a população. O caminhão da coleta seletiva passa geralmente uma vez por semana em cada município. Além disso, temos um programa de educação ambiental, recebendo crianças no Cirsures para palestras e visitas técnicas, e realizamos divulgação em rádios e folders para engajar cada vez mais a população na coleta seletiva.”

Confira entrevista completa

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS