Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Orleans recebe Ônibus Lilás na próxima segunda-feira, 22

Giulia Oliva Grassi explica como o Ônibus Lilás oferece acolhimento e orientação às mulheres de Orleans

Por Ligado no Sul18/09/2025 10h00
Imagem/PMO

Orleans vai receber, na próxima segunda-feira (22), o Ônibus Lilás, projeto do Governo de Santa Catarina que promove a defesa e a valorização da mulher. O atendimento acontece das 9h às 16h, no Centro de Eventos Galliano Zomer, com uma programação que inclui orientações, serviços sociais e atividades de cuidado e bem-estar.

O Ônibus Lilás atua como um espaço de acolhimento voltado à orientação sobre direitos das mulheres, prevenção da violência doméstica e divulgação dos serviços públicos de proteção social. O atendimento acontece em salas reservadas, garantindo privacidade e um ambiente seguro e humanizado.

O objetivo da iniciativa, segundo o governo estadual, é estimular denúncias, informar sobre os diferentes tipos de violência e contribuir para o rompimento do ciclo de agressões. Além disso, busca esclarecer que qualquer pessoa pode se informar e orientar amigas, familiares ou vizinhas que estejam em situações de risco.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, Giulia Oliva Grassi, psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Orleans, explicou como funciona o projeto.

“O Ônibus Lilás é um espaço pensado principalmente para as mulheres, mas também atende familiares ou pessoas próximas que queiram se informar. Muitas vezes só conseguimos proteger alguém quando estamos bem informados.”

Ela destacou a importância do projeto para orientar e proteger a população.

“A proposta é informar sobre direitos, tipos de violência e formas de buscar ajuda. O atendimento respeita sigilo e privacidade, permitindo que a mulher se sinta segura ao procurar apoio.”

Giulia comentou sobre a continuidade das ações do governo e a relevância da campanha Agosto Lilás.

“Essa iniciativa dá sequência às ações do Agosto Lilás, que visa conscientizar sobre a violência contra a mulher. Conhecimento salva vidas. Muitas vezes a violência só é denunciada quando se torna física, mas ela começa com violência psicológica, patrimonial ou sexual. É fundamental informar para prevenir e proteger.”

Ela também falou sobre a situação de Orleans, com base nas informações obtidas junto à delegacia da Polícia Civil do município.

“Não podemos comemorar. Pelo menos uma mulher procura a delegacia diariamente em função da violência. Muitas vezes, apenas a violência física é denunciada, enquanto a psicológica passa despercebida. Cada atendimento é uma oportunidade de orientar e proteger. Nosso trabalho começa cedo, com crianças e famílias, para formar meninos que não agridam e mulheres que não se submetam a situações de violência.”

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS