Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Deputado Marcos Vieira critica Lula por silêncio diante do tarifaço dos EUA

Por Ligado no Sul01/09/2025 09h30
Foto/Reprodução Alesc

O presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e vice-presidente nacional do PSDB, deputado Marcos Vieira, demonstrou preocupação com os reflexos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos à economia catarinense. Em entrevista ao Jornal da Guarujá nesta segunda-feira (1º), o parlamentar destacou que a medida atinge em cheio setores produtivos do Estado.

“O presidente dos Estados Unidos resolveu retalhar o Brasil aplicando um tarifaço de 50% sobre muitos produtos. Isso inviabiliza as exportações de vários setores catarinenses, como o da madeira, móveis, portas e janelas. Infelizmente, alguns municípios já começaram a sofrer”, afirmou.

Segundo Vieira, empresas do Oeste já sentem os efeitos. “Em Ipumirim, uma fábrica com 500 funcionários deu férias coletivas porque não consegue mais exportar. Os trabalhadores estão em casa sem saber quando vão voltar à produção. Essa situação é muito grave”, disse.

O deputado criticou a falta de ação diplomática do governo federal. “Infelizmente a diplomacia brasileira não resolveu a questão e o presidente Lula se nega a ligar para Donald Trump para, pelo menos, abrir uma conversação. Os empresários estão tentando negociar diretamente, mas o governo precisa agir”, cobrou.

Vieira também fez um paralelo com a relação entre o governo de Santa Catarina e a União. “Assim como desejamos que Lula converse com o presidente dos Estados Unidos, também pedimos que o governador converse com o presidente para trazer mais dinheiro para Santa Catarina. Nós contribuímos com mais de R$ 100 bilhões por ano e retorna menos de 10%. Isso é insustentável”, afirmou.

O parlamentar defendeu que governantes deixem de lado disputas partidárias. “Os governantes, independentemente do partido, têm que conversar entre si para resolver os problemas da população. Esse é o verdadeiro papel da política”, disse.

Apoio ao setor produtivo e eleições de 2026

Vieira lembrou que a Alesc tem votado medidas para amenizar crises em setores produtivos. “Ainda em julho aprovamos benefícios fiscais importantes, como para a indústria do leite. Em apenas 12 anos, Santa Catarina se tornou o terceiro maior produtor do país. Precisamos continuar incentivando para abrir novos mercados”, destacou.

Questionado sobre as eleições de 2026, Vieira apontou a vereadora de Orleans Mirele Debiasi como um dos nomes mais fortes do PSDB. “A vereadora Mirele tem todas as condições de disputar uma vaga, seja como deputada estadual ou federal. Ela é guerreira, trabalha muito e já deixou um legado. Está preparada e merece estar na linha de frente do partido”, disse.

O deputado também citou outros nomes como a vereadora Marlise Zomer e o ex-vice-prefeito Mario Coan, reforçando que o partido terá um quadro competitivo para a disputa eleitoral.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS