Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Unibave tem noite de autógrafos e lançamento do livro “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”

Por Ligado no Sul26/08/2025 09h30
Fotos/Unibave

O salão da capela do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, localizado no campus do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), recebeu, nesta segunda-feira, dia 25, um público de mais de 50 pessoas que prestigiaram o lançamento do livro 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina. Quatro dos nove autores da obra estiveram presentes, compartilhando detalhes sobre o trabalho realizado.

Com 215 páginas, o livro oferece uma leitura abrangente sobre a contribuição italiana para a formação social e cultural de Santa Catarina. A publicação é da Editora da Universidade de Brusque (UNIFEBE), e a organização é do historiador Andrey José Taffner Fraga, que destaca a proposta da obra de reunir olhares de pesquisadores de todas as regiões do estado. “A presença italiana em Santa Catarina tem nuances; as ocupações são diferentes em cada colônia. Reunimos autores que já pesquisavam sobre o tema, e cada um deles compôs um capítulo sobre a sua região”, explica.

Segundo o professor, o livro apresenta ao leitor uma linguagem acessível e uma visão historiográfica da presença italiana no estado. “Ao mesmo tempo, o livro é um convite para que novas pesquisas sejam feitas, aproveitando essa data dos 150 anos, para que possamos registrar essa história”, comenta Andrey.

Ainda estiveram presentes mais dois autores do livro: a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, que assina o capítulo dedicado à imigração na região do Vale do Itajaí-Mirim, que compreende os municípios de Brusque, Gaspar, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento; e o professor Malcon Gustavo Tonini, que escreveu o capitulo “Memórias da Colônia Nova Itália/SC”.

Sul catarinense

Quem escreveu sobre a região sul no livro foi o professor e museólogo do Unibave, Idemar Ghizzo, autor do capítulo Colônia de imigração italiana no sul catarinense, no qual detalha o início do povoamento por italianos na região, a partir de 1877. “É difícil escrever sobre a imigração italiana em Santa Catarina, pelas suas inúmeras passagens de luta, tristeza, enganos, sonhos e alegrias. Em sua maioria, foi a imigração europeia que colaborou com o povoamento do território catarinense, somando-se aos nacionais que já habitavam os espaços, principalmente nas áreas litorâneas. A história da imigração ainda possui muitas informações a serem levantadas, e o livro 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina colabora com mais algumas linhas sobre esse processo, destacando também o sul catarinense”, afirma Ghizzo.

O evento ainda teve a presença da representante do escritório do Ministério da Cultura em Santa Catarina, Priscila Appella; da secretária de educação de Orleans, Elisabete Menegasso Bagio; do reitor e do vice-reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza e Luiz De Noni; do pró-reitor Acadêmico, Leonardo de Paula Martins; e do pró-reitor de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS