Edilson Zanatta assume a vice-presidência regional Sul da FIESC
Posse ocorreu nessa sexta-feira, dia 22, no mesmo momento em que o industrial Gilberto Seleme assumiu a presidência da Federação para o mandato 2025–2028

O empresário Edilson Zanatta, conselheiro da Farben, tomou posse como novo vice-presidente regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) para o mandato 2025–2028. A cerimônia realizada nessa sexta-feira, dia 22, em Florianópolia, marcou a continuidade de um trabalho voltado ao fortalecimento do setor industrial da região, sucedendo a gestão de José Carlos Sprícigo.
“Assumir a vice-presidência da FIESC Sul representa para mim uma grande honra, mas também uma enorme responsabilidade. Suceder o trabalho realizado por José Carlos Sprícigo, cuja dedicação e competência marcaram profundamente a nossa gestão, é um desafio inspirador”, destacou”, enaltece o vice-presidente regional Sul da FIESC, Edilson Zanatta.
Durante a gestão de Sprícigo, a vice-presidência Sul consolidou-se como um espaço de diálogo e fortalecimento do setor produtivo. Zanatta reforçou que dará continuidade às ações em andamento, sempre com base na escuta e no trabalho conjunto com empresários, sindicatos e a sociedade.
“Darei continuidade aos projetos que vêm dando resultados positivos, sempre prezando pelo diálogo aberto. Acredito que, juntos, podemos fortalecer ainda mais a nossa indústria, ampliar oportunidades e consolidar as conquistas já alcançadas”, aponta.
De acordo com o novo VP, a indústria do Sul de Santa Catarina tem papel estratégico para o Estado e o país. Com setores diversificados (como cerâmica, metalurgia, confecção, plástico, alimentos e construção civil), o parque industrial da região responde por milhares de empregos e contribui de forma importante para o desenvolvimento econômico e social.
“Minha gestão será pautada pelo trabalho em equipe, pela inovação e pelo compromisso permanente com o desenvolvimento sustentável da região Sul de Santa Catarina. Tenho plena ciência dos desafios que temos pela frente, mas também acredito no potencial das pessoas e das empresas que fazem parte da FIESC Sul”, completa Zanatta.
A posse do novo presidente da FIESC
No mesmo evento, o industrial Gilberto Seleme assumiu a presidência da FIESC, tornando-se o 11º líder a comandar a Federação em seus 74 anos de história. Seleme foi eleito para o mandato 2025–2028, com a missão de representar e fortalecer ainda mais o setor industrial catarinense.
Os focos estratégicos da gestão 2025-2028 serão: associativismo, educação, social, com ênfase na saúde do trabalhador, infraestrutura, inovação e tecnologia, defesa da indústria, internacionalização, inclusão e inteligência de dados.
A indústria catarinense é composta por 62,7 mil indústrias que empregam 934,3mil profissionais — o setor responde por 36,7% dos empregos formais — e 28,5% do PIB estadual.