APAE de Orleans promove 18º Pedágio Solidário neste sábado
Ação busca arrecadar recursos para ampliação da sede e manutenção dos atendimentos gratuitos oferecidos a 183 educandos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Orleans realiza neste sábado, 9, das 8h às 13h, o 18º Pedágio Solidário em seis pontos estratégicos da cidade. A ação tem como objetivo arrecadar recursos para a ampliação da sede da instituição e manutenção dos atendimentos gratuitos oferecidos a 183 educandos.
Os pontos de arrecadação estarão localizados na Rua Aristiliano Ramos (ao lado da Praça Celso Ramos e em frente ao cemitério), na Rua XV de Novembro (em frente à Rádio Guarujá), na Rua Etiene Galdenti Stüwilski (próximo ao pórtico), e na Rua Edgar Cunha (saída para Pindotiba). Aproximadamente 50 voluntários estarão mobilizados para colaborar com a arrecadação e orientar o trânsito.
“A gente agradece essa oportunidade de divulgar nosso 18º Pedágio Solidário. Contamos com a colaboração da comunidade. Qualquer quantia é bem-vinda”, afirmou a diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado da APAE, Fabiana Martins Hoffmann, em entrevista ao Jornal da Guarujá.
Segundo Fabiana, a APAE está em processo de ampliação da estrutura física para atender à crescente demanda. “Estamos em obra, ainda não finalizada, com construção de novas salas de aula. Precisamos muito da ajuda da comunidade, que sempre nos acolheu com carinho.”
Além das reformas, a instituição enfrenta dificuldades principalmente na área de transporte. “A gente sabe que o transporte não é obrigação da APAE, mas é uma cortesia que oferecemos. Com a demanda crescendo, não conseguimos atender todos, especialmente os alunos do interior”, explicou.
Recentemente, a APAE foi contemplada com uma van Sprinter de 21 lugares, por meio de projeto do deputado federal Gilson Marques (Novo), com repasse via Prefeitura Municipal. Segundo Fabiana, o veículo ainda está em processo de documentação e será utilizado para substituir um dos automóveis antigos da instituição. “Esse novo veículo trará mais conforto para os educandos. O anterior, um furgão adaptado, já está bastante desgastado.”
Além da van, a APAE também foi beneficiada com um carro pequeno, viabilizado por meio de projeto junto ao deputado estadual Mário Motta (PSD), voltado principalmente ao uso administrativo e visitas domiciliares.
Hoje, a APAE de Orleans atende 183 educandos, com idades que vão de zero a 78 anos. Os atendimentos são gratuitos e incluem ações de reabilitação, educação e assistência. Crianças de até 6 anos recebem acompanhamento em contraturno do ensino regular, enquanto os demais permanecem na instituição em meio período.
“Tudo é oferecido gratuitamente: desde atendimento médico até pedagógico. Por isso, dependemos da solidariedade da comunidade para mantermos nossa estrutura. Quem não puder contribuir no pedágio, pode ajudar através de PIX: CNPJ da APAE 83.818.294/0001-90, mais informações sobre todas as ações realizadas podem ser acompanhadas pelas redes sociais da APAE”, reforçou Fabiana.
Confira entrevista completa