Novos voos em Santa Catarina: Chapecó terá rota para Florianópolis e Correia Pinto se conecta a Congonhas

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou nesta quinta-feira (17) a ampliação da malha aérea no estado com novos voos operados pela companhia GOL. A partir do segundo semestre, a empresa vai oferecer voos diretos de Chapecó para Florianópolis e de Correia Pinto para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O anúncio foi feito na Casa d’Agronômica, com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, representantes da GOL e secretários do governo. Com as novas rotas, a companhia passa a operar em cinco aeroportos catarinenses.
“A Chapecó passa a ter mais uma opção de voo para Florianópolis, uma região que precisava desse reforço e agora passa a contar com mais uma linha operando e fazendo essa conexão das duas pontas do nosso estado, de Leste a Oeste”, disse o governador Jorginho Mello. Ele também celebrou o retorno da conexão entre a Serra Catarinense e São Paulo: “O Aeroporto Regional da Serra Catarinense agora volta a estar conectado com São Paulo, algo que nunca deveria ter deixado de acontecer, mas que felizmente conseguimos consertar com esse importante anúncio.”
Os voos entre Chapecó e Florianópolis acontecerão três vezes por semana, mesma frequência da nova rota Correia Pinto – Congonhas, que tornará a cidade a mais nova base da GOL no estado.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, as rotas atendem demandas antigas: “Um segundo voo de Chapecó para Florianópolis sempre foi uma das principais reivindicações do Oeste catarinense e agora a GOL vai ser uma opção para os usuários. Em Correia Pinto, a empresa chega para ocupar um espaço importante, para atender a uma região que precisava de um novo voo e vai conectar a nossa Serra Catarinense com um dos principais aeroportos do país.”
A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, reforçou os benefícios para o setor: “Essa nova malha aérea não só facilita o deslocamento interno no estado, conectando o Oeste e a Serra à capital, mas também nos liga a um dos principais hubs nacionais, Congonhas. Isso potencializa o turismo em todas as regiões.”
Segundo Renata Fonseca, diretora da GOL, o investimento da empresa no estado tem retorno garantido. “Temos a convicção de que tanto a abertura da nova base doméstica da GOL, em Correia Pinto, quanto a nova rota interestadual Chapecó-Florianópolis impulsionarão ainda mais o turismo e os negócios neste importante estado sulista.”
A venda de passagens começa no final de julho. Os voos entre Chapecó e Florianópolis iniciam em 2 de outubro, e a operação em Correia Pinto tem previsão para 27 de novembro.
Crescimento da aviação em SC
As melhorias nos aeroportos públicos catarinenses, os investimentos em infraestrutura e os incentivos fiscais sobre o querosene de aviação têm impulsionado o crescimento do setor aéreo no estado. O movimento de passageiros internacionais cresceu 700% nos últimos três anos e Santa Catarina já possui o terceiro maior movimento internacional do Brasil. O índice de passageiros por habitante chegou a 1,1, mais do que o dobro da média nacional, de 0,47.