134 anos da imigração italiana: Siderópolis lança oficialmente a 24ª Festa do Colono

A homenagem aos imigrantes será às 16h30, junto ao Monumento, com a oferta de uma guirlanda de flores em memória aos primeiros italianos e suas famílias que auxiliaram a construir a história da cidade.
O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, afirma que será um momento especial e que logo em seguida todos estão convidados também para a missa bilíngue (italiano e português), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que está marcada para as 17h, presidida pelo Padre Wanderlei e cantada pelo tradicional Grupo de Cantores Bellunesi.
Ato oficial
A noite segue com apresentações culturais na Piazza Nova Belluno. Às 18h sobe ao palco o Coral Peregrinos da Montanha, seguido, às 19h, do ato oficial de comemoração aos 134 anos da imigração e do lançamento da 24ª Festa do Colono. O momento contará com apresentações do Grupo de Cantores Bellunesi e dos alunos do ensino de língua italiana.
Um dos pontos altos da celebração será o tradicional “Tombo da Polenta”, às 20h30, realizado pelo Grupo Amici Della Polenta, acompanhado por cantos típicos italianos. Em seguida, a música segue com os shows da cantora Isabeli Moro, às 21h, e do Grupo Cantiga Missioneira, às 21h30.
“A programação celebra o legado dos imigrantes e reforça a honra da comunidade sideropolitana por suas raízes italianas”, comentou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro. O evento é uma realização conjunta entre entidades locais, com apoio do Governo de Siderópolis.
Cadastur
Na parte da manhã, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) estarão na Praça realizando uma ação para inclusão no cadastramento de empreendimentos turísticos locais no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo.