Defesa Civil divulga previsão do tempo para os próximos dias

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou as informações atualizadas sobre a previsão do tempo para o estado nos próximos cinco dias. Conforme as previsões meteorológicas, chuvas e condições climáticas adversas afetarão diversas regiões de Santa Catarina.
Quinta-feira (12/10): O estado de Santa Catarina enfrentará tempestades na quinta-feira, com um alto risco de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. A passagem de uma frente fria provocará chuvas persistentes, especialmente durante a manhã, com acumulações significativas de precipitação, sobretudo nas regiões do Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações é classificado como alto a muito alto.
Sexta-feira (13/10): A sexta-feira ainda reserva a possibilidade de chuvas fracas nas áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte do estado devido ao fluxo de umidade do oceano. No Grande Oeste, as condições permanecem nubladas. O risco de deslizamentos e inundações graduais continua elevado, apesar da diminuição das precipitações. As temperaturas mínimas estarão relativamente baixas, especialmente nas áreas serranas.
Sábado (14/10): No sábado, prevê-se um clima mais estável, com variação de nuvens em todo o território catarinense. Ainda existe a possibilidade de chuviscos no norte do estado. O risco de deslizamentos e inundações graduais permanece alto, devido aos acumulados de chuva anteriores. As temperaturas mínimas oscilarão entre 5°C na serra e 9°C a 12°C nas demais regiões. Durante a tarde, as temperaturas máximas variarão entre 17°C e 25°C, dependendo da localização.
Tendência para os próximos dias:
-Domingo (15/10): Uma área de baixa pressão trará chuvas fracas para o estado.
– Segunda-feira (16/10): O fluxo de calor e umidade da região norte se intensificará, provocando tempestades e chuvas intensas, principalmente nas áreas do Extremo Oeste aos planaltos.
A população de Santa Catarina deve permanecer atenta aos riscos decorrentes das chuvas intensas e seguir as orientações das autoridades locais para mitigar possíveis incidentes relacionados a inundações, deslizamentos de terra e outros problemas causados pelas condições climáticas desfavoráveis.