ANTT entregará ao TCU cronograma para execução dos túneis no Morro dos Cavalos; CCR pode assumir concessão da BR-101 Sul

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que até o dia 24 de agosto entregará ao Tribunal de Contas da União (TCU) o cronograma de trabalho para a construção dos dois túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na BR-101 Sul. A medida foi definida durante reunião da ANTT com o Fórum Parlamentar Catarinense.
O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), coordenador do Fórum, afirmou que haverá reunião ainda esta semana no TCU para formalizar o pedido de que a otimização do contrato de concessão do trecho do Morro dos Cavalos seja transferida para a CCR Via Costeira, empresa responsável pela concessão da BR-101 Sul.
“Estive com o presidente da Fetransesc, Dagnor Schneider, que também defende essa transferência. Ele esteve em nosso gabinete para formalizar a posição de priorizar o Morro dos Cavalos na concessão da BR-101 Sul”, explicou Uczai. Contudo, o deputado ressaltou que a transferência depende de amparo legal, já que o contrato da CCR não contempla inicialmente essa obra. “É fundamental que o TCU analise a possibilidade jurídica e técnica para que o Morro dos Cavalos seja incorporado à concessão”, acrescentou.
Em entrevista à Rádio Nacional AM (RNA), Dagnor Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetransesc), explicou a importância da CCR assumir o contrato de otimização. “Entendemos que a Via Costeira, que está em fase de revisão quinquenal, ainda tem cerca de vinte anos de contrato e poucos investimentos expressivos previstos. Acreditamos que este é o melhor caminho para viabilizar a obra do Morro dos Cavalos, com tarifas de pedágio mais moderadas”, afirmou.
Além da negociação para os túneis, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que o governo estadual tem uma proposta para construir um contorno viário na região do Morro dos Cavalos, visando desafogar o tráfego local. Como contrapartida, o Estado quer que o governo federal devolva R$ 384 milhões investidos em obras federais pelo ex-governador Carlos Moisés.
A obra dos túneis no Morro dos Cavalos é considerada estratégica para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança na BR-101 Sul, importante corredor de transporte e logística para Santa Catarina e o país.
*Com informações Acaert