Casan alerta consumidores sobre golpes em sites falsos
Companhia de saneamento reforça a importância de acesso ao site oficial e ao aplicativo CasanSC para evitar fraudes

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) intensificou o alerta aos seus consumidores sobre a proliferação de sites falsos que simulam serviços legítimos da empresa. Essas plataformas fraudulentas têm como objetivo principal a captação indevida de dados pessoais e a aplicação de golpes, especialmente no pagamento de faturas e na solicitação de troca de titularidade.
A Casan enfatiza a necessidade de os usuários acessarem sempre os canais oficiais para realizar qualquer tipo de serviço. O site oficial é o casan.com.br e o aplicativo CasanSC são as únicas plataformas seguras para verificar débitos, emitir segunda via de fatura e acessar outros serviços.
Rodrigo Dal Zot Ritter, chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança da Casan, detalhou os cuidados essenciais que os consumidores devem ter para não se tornarem vítimas. “A Casan reforça o alerta aos consumidores sobre fraudes praticadas em sites falsos que simulam serviços como o pagamento de faturas e a troca de titularidade. Essas ações são usadas de forma indevida para a captação de dados pessoais e golpes,” afirmou Ritter.
Ele acrescentou: “A companhia reforça que os usuários devem sempre acessar o site oficial casan.com.br, assim como outros canais oficiais, como o aplicativo CasanSC para verificação de débitos e segunda via da fatura, assim como outros serviços.”
Dicas
- “Para não cair em golpes, o consumidor deve usar somente os canais oficiais da Casan.”
- “A gente tem visto sites falsos que prometem segunda via da fatura, mas são golpes para roubar os seus dados. Então, fica o alerta: casan.com.br e desconfie.”
- “Acesse o site da Casan sempre digitando o endereço e evite clicar em links nos sites de busca.”
- “Recomendamos que seja utilizado o aplicativo da Casan ou o nosso WhatsApp oficial.”
- “E atenção, ao fazer o pagamento por Pix, sempre confira qual é o destinatário, se é a Companhia Catarinense de Água e Saneamento e se o banco é o Banco do Brasil.”
- “Se desconfiar de algo, não continue o pagamento e denuncie para a Casan.”
Em caso de golpe
A Casan orienta que consumidores que tenham sido vítimas de golpes devem registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência (BO). Além disso, é fundamental solicitar o estorno do valor junto à sua agência bancária.