Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Lages confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A informação foi divulgada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde Municipal de Lages.

Por Ligado no Sul20/09/2022 07h49
Foto/Arquivo ND

Segundo nota, emitida pela prefeitura na última sexta-feira, 17, o homem de 38 anos é morador de Lages e não precisou de internação. Ele está isolado e é monitorado diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

A prefeitura informou que o morador buscou atendimento médico particular,  mas foi orientado a procurar atendimento na unidade de Saúde do bairro que reside.  Foi coletado material para realização do exame, que foi enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), que teve resultado positivo para a doença.

Há outros dois casos suspeitos em Lages, que são monitorados. Os pacientes aguardam os resultados dos exames. Outros 19 casos notificados foram descartados, após resultado negativo.

A Secretaria de Saúde de Lages ressalta que em caso de suspeita da doença, os moradores devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Sintomas da doença

Entre os sintomas que o paciente  com varíola dos macacos pode sentir estão: dor de cabeça, febre, calafrios, dor de garganta, mal-estar, fadiga e aumento dos linfonodos, além de lesões na pele.

O vírus pode ser transmitido por meio do contato direto com as lesões, por gotículas respiratórias, fluídos orais ou, ainda, contato com superfícies e objetos contaminados.

Situação em SC

De acordo com o relatório mais recente, divulgado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) no domingo, 18, Santa Catarina possui 218 casos confirmados da doença. No Estado já foram  notificados 1071 casos, dos quais 583 foram descartados.

Há ainda 255 em investigação e 15 que são considerados pela Dive como prováveis casos de varíola dos macacos.

Vacina

O Brasil deve receber o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos ainda este mês ao Brasil. A afirmação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga à TV Brasil.

De acordo com o ministro, devem estar disponíveis 50 mil imunizantes nesta primeira leva. Estes serão os mesmos utilizados para o combate da varíola.

*Via ND+

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS