Siderópolis recebe ação de doação de sangue em parceria com o Hemosc

Na próxima terça-feira, dia 9, Siderópolis realizará uma coleta externa de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). A ação conta também com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Colégio Dom Orione. O evento acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Gyrão, localizada na Rua Diomício Freitas, no Centro da cidade, a partir das 8h.
As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp no número 3444-7430. As tipagens sanguíneas preferenciais para a coleta são A-, A+, O- e O+, mas todas as doações são bem-vindas. Segundo o Hemosc, uma única doação pode salvar até quatro vidas.
“Manter os estoques de sangue em níveis seguros é fundamental para garantir atendimentos de urgência e procedimentos hospitalares. Por isso, a importância de realizar a coleta, facilitando o acesso da população e incentivando a doação”, destacou a secretária de Saúde de Siderópolis, Tayná Consoni.
Alterações no atendimento
Devido à realização da ação, a UBS Dr. Gyrão terá mudanças no funcionamento nos dias 8 e 9. Na segunda-feira, dia 8, o atendimento será normal pela manhã, à tarde a unidade estará dedicada à organização da coleta. O horário estendido será transferido para a UBS Italina Perego.
Na terça-feira, dia 9, das 8h às 18h, a unidade será totalmente destinada à doação de sangue, sem atendimentos de rotina. Quem necessitar deve procurar a UBS mais próxima. Em casos de urgência e emergência, o atendimento será no Pronto Atendimento. Na quarta-feira, dia 10, a UBS retoma ao funcionamento normal.
“Essa ação é uma oportunidade de exercermos a solidariedade. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e pode salvar muitas vidas, por isso convidamos toda a comunidade de Siderópolis a participar”, convidou o prefeito, Franqui Salvaro.