Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Orleans realiza 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta sexta-feira (6)

Assistente social Tatiane Jung Furlan detalha a importância da conferência em entrevista ao Jornal da Guarujá

Por Ligado no Sul04/06/2025 09h00
Foto/Divulgação – Orleans vem ampliando o atendimento, com a reabertura dos clubes de mães e ampliação dos grupos de idosos; na foto, o baile de Carnaval da terceira idade

A Prefeitura de Orleans e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizam nesta sexta-feira (6) a 6ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece a partir das 13h, no Centro de Convivência da Terceira Idade Emília Debiasi Pinter, no bairro Barro Vermelho, e tem como foco a promoção e garantia de políticas públicas voltadas à população idosa.

Conforme o prefeito Fernando Cruzetta, a conferência será um espaço participativo e democrático, com o objetivo de ampliar o debate e fortalecer as ações voltadas ao envelhecimento com dignidade. “O objetivo é garantir que os nossos idosos tenham acesso a políticas públicas que respeitem a sua história e valorizem tudo que eles contribuíram para o nosso município”, destacou.

A vice-prefeita Leonete Librelato reforça a importância da participação da comunidade. “Nós gostaríamos de convidar e contar com a presença dos idosos do nosso município. Vamos discutir vários assuntos para que possamos envelhecer com saúde e de forma ativa, sabendo dos nossos direitos e deveres”, disse.

Ao Jornal da Guarujá, a assistente social Tatiane Jung Furlan deu mais detalhes sobre o evento. Segundo ela, a conferência faz parte de um ciclo importante de discussões que acontecem a cada dois anos nos municípios. “Esse ano é bastante significativo, pois além da Conferência da Pessoa Idosa, teremos outras, como a da Assistência Social e a da Criança e do Adolescente. Em Orleans, a primeira será a Conferência da Pessoa Idosa, que ocorrerá na sexta-feira, às 13 horas”, afirmou.

Tatiane ressalta que o encontro será um momento crucial para avaliar e estabelecer prioridades no atendimento à população idosa. “A Organização Mundial da Saúde já aponta que o envelhecimento ocorre de forma acelerada. Por isso, precisamos colocar essa temática no centro das discussões municipais e eleger prioridades que queremos executar nos próximos anos.”

Ela também destaca que os principais desafios enfrentados pelos idosos de Orleans vão além da assistência social. “Precisamos fortalecer a rede de atendimento como um todo: saúde, educação, transporte, lazer e cultura. Nosso município conta com equipamentos importantes como o CRAS, o CREAS e grupos tradicionais de idosos que se reúnem semanalmente. Mas precisamos garantir que os direitos previstos no Estatuto do Idoso sejam efetivamente cumpridos.”

A conferência será aberta à população e qualquer pessoa interessada poderá participar. “Fazemos questão de ouvir a voz da sociedade, especialmente a dos idosos, para que as propostas apresentadas sejam realmente representativas. As prioridades eleitas serão levadas à conferência estadual e, posteriormente, à nacional, prevista para novembro, onde poderão se tornar políticas públicas concretas”, explicou a assistente social.

Questionada sobre o transporte dos idosos, Tatiane informou que a logística já está organizada. “Temos um transporte fixo que atende os grupos da terceira idade toda quinta-feira. Esse mesmo transporte será utilizado na sexta, partindo a partir do meio-dia, para garantir que todos possam chegar ao evento com tranquilidade.”

Programação

13h – Credenciamento
13h30 – Abertura oficial
13h50 – Leitura e aprovação do regimento
14h10 – Palestra “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”
15h10 – Formação dos grupos de trabalho por eixos temáticos:

  • Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais
  • Eixo 2 – Fortalecimento das políticas para a proteção à vida, saúde e cuidado integral
  • Eixo 3 – Enfrentamento à violência, abandono social e familiar
  • Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária
  • Eixo 5 – Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado

16h30 – Plenária final e votação das propostas
Encerramento – Eleição dos delegados que representarão Orleans na conferência estadual.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS