Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Espaço Maker com impressora 3D e kits de robótica é inaugurado em escolas da região

Unidades escolares em São Martinho, Armazém e Rio Fortuna receberam o espaço

Por Ligado no Sul11/11/2022 08h57
Foto/Divulgação SED

Na tarde desta quinta-feira, dia 10, a EEB Fridolino Hulse, em São Martinho, recebeu um novo espaço para estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. O laboratório, denominado Espaço Maker, tem mais de 290 ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser.

A Diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Letícia Vieira, explica que o espaço permite que os estudantes assumam o papel de protagonistas no processo de aprendizagem.

“Desejamos que cada criança, jovem, adulto ou idoso que frequentar esses laboratórios encontre, neles, espaços de grande desenvolvimento. Que sejam grandes oficinas de despertar. E que, nessa condição, despertem novos sonhos e impulsionem grandes realizações”.

O Espaço Maker na unidade estadual teve investimento de cerca de R$ 97 mil e foi o quarto laboratório oficialmente entregue para escolas da rede estadual de ensino. O Governo do Estado já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar 295 unidades escolares com o laboratório, com investimentos de R$ 67,4 milhões.

Além do Espaço Maker, a escola recebeu laboratório de informática e kits de lousa digital e projetor. A gestora da unidade escolar, Lisandra Buss, agradeceu as entregas feitas na escola.

“Estamos muito felizes em receber esse espaço, pois sabemos da importância da tecnologia na educação e seu papel no desenvolvimento será um espaço de muita aprendizagem”.

Durante a solenidade, também foi oficializada a entrega do Espaço Maker para mais duas unidades escolares da região: EEB Mons Francisco Giesberts, em Armazém, e o CEDUP José Buss, em Rio Fortuna.

Os gestores das escolas receberam uma placa produzida pela impressora 3D do Espaço Maker e o Manual da Educação Maker, que traz orientações pedagógicas sobre a instalação e utilização do laboratório.

Espaço de criação é pioneiro na educação catarinense

Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D. Ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira também estão presentes no Espaço. As ferramentas permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.

“Eu estou bem impressionada com o espaço que eles preparam para nós estudantes. Também estou bem ansiosa para experimentar e criar com todas essas ferramentas e máquinas aqui”, relata a estudante Geovana Kuhnen, do segundo ano do Ensino Médio.

Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que se tornem projetos, protótipos e experimentos.

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS