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Programa Papo Empreendedor: Seja a marca que o seu cliente quer recomendar — Entrevista com Diego dos Santos e Fernando Sabino

Por Ligado no Sul21/07/2025 13h48
Foto/Redação

No mais recente episódio do Programa Papo Empreendedor, apresentado por Thayni Librelato, os convidados Fernando Sabino e Diego dos Santos conversaram sobre comunicação, empreendedorismo e os desafios para as marcas se destacarem no mercado atual. Com vasta experiência em gestão, eventos e comunicação, os dois compartilham uma visão realista e inspiradora sobre o caminho para construir marcas que conquistam e fidelizam clientes.

Empreendedorismo e ambiente para crescimento

Fernando Sabino, diretor da ACIVA (Associação Empresarial do Vale do Araranguá), fundador do Clube 9doze e idealizador do EmpreendeSC – maior evento de negócios e inovação do Sul Catarinense –, abriu a conversa falando sobre a origem do EmpreendeSC. Ele relembrou que a ideia nasceu da necessidade de trazer para a região eventos de alto nível, que oferecessem atualização, networking e conteúdos relevantes, à semelhança do que acontece em capitais como São Paulo e Florianópolis. “Eu ia nesses eventos e pensava: a gente não pode ficar fora disso, não pode ficar só olhando. A gente tem que construir algo aqui. No primeiro evento, a gente teve 200 pessoas. Na última edição, foram 7.500 entre presencial e online, e a tendência é crescer”, relatou Fernando.

Para ele, o grande desafio é vender algo intangível, ou seja, um conhecimento que muitas vezes não é percebido em sua totalidade por quem ainda não se dedica ao crescimento constante. “O evento pode não fazer sentido para quem não se entrega, mas para quem aposta no networking e na atualização, faz toda a diferença. O próximo passo do empreendedor nunca será maior do que o conhecimento que ele tem”, disse.

Sabino também explicou que o EmpreendeSC é um espaço para aproximar grandes nomes nacionais e cases locais que fazem a diferença, fortalecendo a cultura empreendedora regional. “A gente quer valorizar quem faz história e levar referência para nossa gente.”

Além do evento, Fernando é um dos fundadores do Clube 9doze, um ambiente de conexão para empresários, gestores e líderes que buscam crescimento contínuo. “O clube é um espaço intencional, não só para trocar experiências, mas para dar suporte, dividir dores e soluções. O crescimento não acontece sozinho. Você precisa ter metas conscientes e estar em um ambiente que te sustente”, destacou. Ele compartilhou ainda uma metodologia simples que recomenda para todos: “Pega os cinco nomes das pessoas com quem você mais convive, dá nota para cada uma e faz a média. Essa será a tua média de crescimento pessoal e profissional.”

Fernando ressaltou que, no clube e no evento, há um cuidado para trazer conteúdos e palestrantes que realmente agreguem valor e que o foco é entregar transformação, não apenas nomes famosos. “Às vezes, um palestrante menos conhecido, mas que entrega conteúdo prático, tem avaliação cinco vezes melhor do que um famoso.”

Em primeira mão Fernando contou que a  expectativa para o EmpreendeSC 2026 é alta, com novidades como uma sala exclusiva de mentoria com especialistas em diversos temas, incluindo posicionamento de marca, marketing e inovação. Um dos mentores será Edu Debiasi, CEO da Nexa Brand, agência de branding e posicionamento de marcas de Orleans, reconhecida mundialmente.

Outra novidade é a confirmação de um palestrante de peso, João Branco, ex-CEO do McDonald’s no Brasil e referência nacional em estratégias de marketing, que trará um conteúdo focado em liderança e fortalecimento de marcas. O evento também terá uma área de autógrafos para os livros dos palestrantes, ampliando a experiência dos participantes.

Comunicação autêntica: desafios e estratégias para o sucesso

Já Diego dos Santos, apresentador do Programa do Avesso na Rádio Som Maior e do Tá On Podcast, além de sócio da Legado Comunicação, falou sobre os desafios diários da comunicação e a importância de construir uma marca autêntica. Ele ressaltou que, apesar de pessoas serem inteligentes e capazes, muitas ainda têm dificuldade em se comunicar de forma clara e eficiente. “Vejo pessoas extraordinárias que não conseguem passar sua mensagem porque não sabem se comunicar. A comunicação é mais difícil do que as pessoas pensam”, afirmou.

Diego destacou a força do rádio na região sul de Santa Catarina, onde 40% da população ainda é ouvinte assíduo, e a importância de investir em canais offline em conjunto com o digital. “Quem está só no digital está perdendo dinheiro. O rádio vende muito, tem um alcance muito forte, principalmente na nossa região. E o que a gente vê é que a comunicação integrada, com rádio, outdoor, digital, impresso, dá uma percepção de força da marca muito maior para o público”, explicou.

Sobre a Legado Comunicação, empresa que Diego fundou, ele contou que o segredo do sucesso está na estratégia clara e na narrativa consistente. “Muitos querem fazer vídeo, mas não sabem qual é o objetivo daquele material. A primeira pergunta que sempre fazemos é: qual é o objetivo? Para quem? Onde vai rodar? A comunicação não é só fazer catálogo, é um trabalho integrado, planejado, que precisa ter resultado”, comentou.

Diego também comentou o desafio atual do mercado com a atenção curta do público nas redes sociais, que, segundo a Hootsuite (2024), caiu para 8 segundos. “Não temos muito o que fazer, precisamos entender como as pessoas se comportam para montar uma estratégia para reter a atenção. Hoje as pessoas estão muito ansiosas e aceleradas. Os primeiros três segundos são decisivos”, disse. Para ele, o segredo é criar conteúdos criativos, humanizados e com rostos reais. “As pessoas gostam de comprar de marcas que têm rosto, que mostram quem está por trás. Isso ainda é pouco explorado na nossa região, que é muito tradicional, mas é o caminho para o futuro”, analisou.

Além disso, Diego ressaltou a importância da comunicação interna para engajar colaboradores e manter equipes motivadas, um aspecto ainda negligenciado por muitas empresas. “Eu visitei uma empresa no extremo sul do estado que nunca tinha pensado em dar reconhecimento aos funcionários, como day off ou troféus a cada cinco anos. Pequenos gestos que fazem a diferença para o sentimento de pertencimento. Manter quem está dentro é muito mais fácil do que buscar outro”, comentou.

Sobre a rotina intensa, Diego contou que concilia a agenda de comunicação diária na rádio, a gestão da agência e a busca por conhecimento — atualmente ele cursa Publicidade e Propaganda na Unesc, complementando sua formação em Administração e Marketing. “A comunicação é minha paixão, é um compromisso diário que eu faço com muito prazer. Mas também tenho uma vida corrida, com academia, futebol e família, que são meu suporte”, contou.

Por fim, Fernando e Diego deixaram um recado importante para os empreendedores: investir em conhecimento, buscar ambientes que promovam crescimento e estar aberto a mudanças são passos fundamentais para construir uma marca forte e uma trajetória de sucesso. Como disse Fernando, “a média das cinco pessoas com quem você convive determina quem você é”, e é no convívio com pessoas certas, em ambientes certos, que o crescimento verdadeiro acontece.

Conheça um pouco mais sobre cada entrevistado

Diego dos Santos

  • Livro que mudou sua vida? Os segredos da mente milionária
  • Um sonho ainda não realizado? Ser pai
  • Maior conquista que te enche de orgulho? A Legado Comunicação
  • Uma decisão que você repensaria? Eu deveria ter saído do setor público mais cedo
  • Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? Fazer atividade física
  • Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Se Deus colocou um sonho na tua cabeça, então é porque é possível realizar
  • Qual marca você quer deixar para o mundo? De que a comunicação é algo fundamental na vida e também nos negócios
  • Música pop ou rock que te dá energia? Todas do U2
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Sendo referência em comunicação

Fernando Sabino

  • Livro que mudou sua vida? Geração de Valor 1
  • Um sonho ainda não realizado? Ter 20 dias de férias no verão
  • Maior conquista que te enche de orgulho? A 9doze
  • Uma decisão que você repensaria? De estar mais no digital
  • Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? Atividade física
  • Qual marca você quer deixar para o mundo? De conquistar a liberdade
  • Música pop ou rock que te dá energia? Todas do Coldplay
  • O que seria seu “luxo” essencial? Poder ter uma experiência gastronômica
  • Onde você se vê daqui a 5 anos? Casado e com filhos e no lado profissional, ter o EmpreendeSC como o melhor evento de Santa Catarina.

Confira o programa completo

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