Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Criciúma terá 2ª Conferência Municipal de Crianças com Altas Habilidades e Superdotação

Evento reúne especialistas renomados no acompanhamento e cuidados com crianças com AH/SD

Por Ligado no Sul29/09/2025 13h00
Imagem/Freepik

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Beneficente Happy Face, promoverá, nesta terça-feira (30), a 2ª Conferência Municipal de Crianças com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). A iniciativa acontecerá na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 19 horas, e reunirá profissionais da educação, especialistas com referência nacional e a comunidade escolar em um momento de troca de experiências, aprendizado e construção coletiva de estratégias para identificar e apoiar estudantes com potencial elevado.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://abrir.link/XZutc. Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, programas e palestras como essas desempenham um papel importante no atendimento e acompanhamento dos alunos. “Esse tipo de cuidado e capacitação aos professores, orientadores e gestores é de suma importância, pois, além de estimular e potencializar os talentos dos estudantes, ainda promove a alegria e bem-estar deles em sala de aula”, afirma.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), cerca de 13% da população brasileira apresenta Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). Pensando nisso, o trabalho realizado pela Prefeitura de Criciúma é considerado pioneiro em Santa Catarina, pois atua na complementação educacional e no suporte a esse público específico.

Fruto de um convênio entre Governo Municipal e a Associação, o programa Happy Gifted, alinhado com a LDB (Lei 9394/96), tem como objetivo principal desenvolver as habilidades de estudantes com alto rendimento intelectual, artístico, espacial intrapessoal e interpessoal, atendendo as necessidades específicas de cada um e respeitando o ritmo acelerado de aprendizagem da criança. Além de enfatizar a importância de uma educação que valorize a diversidade e promova o desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo o estímulo a suas aptidões e potenciais.

Impacto do programa

A coordenadora do programa Happy Gifted, Ana Paula Hilário, ressalta a importância da iniciativa e o impacto no sentimento de pertencimento dos alunos que recebem o acompanhamento necessário. “Vale também lembrar que nem todas as crianças terão essa superdotação para fins acadêmicos, enquanto alguns têm uma maior facilidade na escola, outros acabam tendo uma dificuldade maior”, conta.

O programa oferece oficinas nas mais diversas áreas, como artes, empreendedorismo, escrita criativa, socioemocional, robótica, entre outras, também garante acompanhamento das famílias e transporte escolar para alunos da rede municipal de Criciúma e Içara, além da avaliação neuropsicológica gratuita para os municípios conveniados.

Para a gerente de Assuntos Educacionais Específicos de Criciúma, Andréia Berto, essas iniciativas não apenas evitam a desmotivação e a evasão escolar, mas também promovem o crescimento intelectual e emocional desses estudantes.

“Ampliar e fortalecer programas dessa natureza viabiliza que mais estudantes tenham acesso à identificação de seus talentos, bem como a uma educação personalizada e capaz de valorizar suas singularidades. Dessa forma, investir nesses talentos representa, ao mesmo tempo, uma oportunidade de crescimento individual e uma contribuição para o futuro da cidade de Criciúma, que se beneficia do potencial criativo desses estudantes”, ressalta Andréia.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS