Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Ligado no Sul BLOG
Idosa de 87 anos é resgatada de cárcere privado em Urussanga; filho e nora foram presos
Por Ligado no Sul01/07/2025 08h00
Foto/Reprodução PMSC
A Polícia Militar resgatou, na noite desta segunda-feira (30), uma idosa de 87 anos que estava sendo mantida em cárcere privado na própria casa, em Urussanga. O caso aconteceu na Rua Mansueto Talamini, no bairro Villa. O filho da vítima, de 61 anos, e a nora, de 38, foram presos no local.
Os policiais foram chamados por familiares que suspeitavam de maus-tratos. Ao chegar na casa, encontraram o casal impedindo o acesso dos parentes. A idosa foi ouvida em conversa reservada com os policiais e confirmou as denúncias.
Ela contou que era constantemente ameaçada, sofria agressões físicas e psicológicas, vivia com medo e não podia falar com amigos ou parentes. Disse também que sua aposentadoria era controlada pelo casal e que não tinha acesso ao próprio dinheiro.
Diante da gravidade dos fatos, a Polícia Militar deu voz de prisão ao casal, que foi encaminhado à Central de Flagrantes em Criciúma. A vítima e uma testemunha também foram levadas à delegacia para prestar depoimento.
A ocorrência foi registrada como sequestro e cárcere privado, lesão corporal, ameaça, injúria e apropriação de rendimentos, crimes considerados graves e que podem resultar em penas de reclusão para os envolvidos.
0
0
TeleSUS de Urussanga chega na UBS do Rio América
Por Ligado no Sul30/06/2025 13h00
Foto/Assessoria de Comunicação
Os pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde do Rio América agora podem agendar consultas médicas e odontológicas ou solicitar a renovação de receitas de forma mais ágil e prática. O TeleSUS de Urussanga foi ativado na unidade nesta segunda-feira, dia 30, e as solicitações de agendamentos devem ser realizadas pelo Whatsapp (48) 34651113.
A UBS do Rio América é a segunda unidade a ser atendida pelo TeleSUS, o serviço digital iniciou as atividades há 15 dias na UBS da Nova Itália. “Estamos investindo em tecnologia para facilitar a vida das pessoas e proporcionar mais eficiência nos serviços públicos. Esse avanço é importante para a saúde de Urussanga” declara a prefeita Stela Talamini.
No TeleSUS, o sistema inicia o atendimento de forma automatizada, por meio de um robô, com a solicitação dos dados para agendar a consulta. Caso o sistema detecte algum problema, ele direciona o paciente para um atendimento humano. “Quem encontrar dificuldades com o sistema, pode contar com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde ou buscar auxílio diretamente na UBS do seu bairro”, disse a secretária de Saúde, Camila Martins.
O TeleSUS de Urussanga está em fase de expansão. As próximas unidades que vão receber o serviço são em Santana, Barro Preto, Bom Jesus, Bela Vista, Estação e nas UBS Centro 1 e 2.
0
0
Casa Guido lança campanha “Coração Amigo” para ampliar número de doadores mensais
Por Ligado no Sul30/06/2025 12h00
Foto/Casa Guido
Com o objetivo de arrecadar recursos e garantir a continuidade dos atendimentos oferecidos a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, a Casa Guido lançou a campanha “Coração Amigo”. A ação busca fidelizar doadores por meio de um carnê solidário, no qual cada pessoa pode contribuir mensalmente com o valor que desejar.
Situada em Criciúma, próxima ao Hospital São José, a Casa Guido atende atualmente 67 pacientes de toda a região da AMREC e da AMUREL. “Inclusive temos pacientes também da região de Orleans”, explicou Amanda Farias, responsável pelo marketing da instituição, em entrevista à Rádio Guarujá na manhã desta segunda-feira (30).
A proposta da nova campanha é simples e acessível. “A pessoa escolhe quanto quer doar por mês e por quanto tempo, podendo optar por um período de seis meses ou um ano”, detalhou Amanda. A contribuição pode ser feita por boleto bancário, que é enviado por e-mail, WhatsApp ou entregue diretamente no endereço do doador.
Os interessados podem se cadastrar diretamente pelo Instagram da Casa Guido (@casaguido), clicar no link da bio e preencher um formulário com seus dados pessoais, valor da doação, data de vencimento desejada e período de contribuição. “É tudo muito simples. A pessoa escolhe, por exemplo, doar R$ 20, R$ 30, R$ 50… o valor que quiser. E se um mês não conseguir pagar, não tem problema. Não tem juros, não tem multa”, reforçou Amanda.
A campanha busca garantir uma fonte contínua de arrecadação para ajudar a cobrir os altos custos mensais da instituição. “Só no mês de maio, os gastos com medicamentos, exames, consultas e serviços gerais, como combustível, somaram R$ 73 mil. De janeiro a maio, o custo já passou de R$ 300 mil”, afirmou. Além disso, a Casa Guido mantém uma equipe multiprofissional que atende diretamente os pacientes e familiares, com nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.
Quem não utiliza redes sociais pode solicitar o formulário pelo WhatsApp da instituição, no número (48) 3045-6211. “Esse telefone também serve para dúvidas ou para quem quiser mais informações. É só entrar em contato que a gente encaminha o formulário”, finalizou Amanda.
Confira entrevista completa
0
0
Papo Empreendedor: a publicidade que transforma negócios com Everton e Marcos, da agência Nueva
Por Ligado no Sul30/06/2025 11h30
Foto/Redação
O Papo Empreendedor trouxe ao debate um tema essencial para quem quer crescer de forma autêntica no mercado: “A publicidade que vende: como a comunicação pode impactar pessoas, negócios e cidades”. Para aprofundar o assunto, Thayni Librelato recebeu Everton Mazzucco Milioli e Marcos Milanese.
Everton Mazzucco Milioli é designer, publicitário e especialista em design gráfico com mais de 25 anos de experiência, e Marcos Milanese, publicitário, redator e estrategista, dividiram suas trajetórias e reflexões sobre branding, redes sociais, inteligência artificial e o papel transformador da publicidade nos negócios e na sociedade. Os dois são sócios da agência Nueva, sediada em Criciúma.
Logo no início da conversa, Everton compartilhou como o design sempre esteve presente em sua vida. “Desde criança eu desenhava. Meus cadernos de escola, as folhas que sobravam, eu usava para fazer desenho. Eu tinha uma reguinha com formas traçadas e ali criava logotipos. Foi uma coisa muito natural”, contou. Foi no curso técnico em Desenho Industrial da SATC que ele descobriu sua vocação e deu os primeiros passos profissionais. “Até hoje o conhecimento que eu adquiri naquele curso técnico me serve de embasamento para tudo que eu faço no meu dia a dia.”
Marcos também relembrou sua relação com a criatividade desde cedo. “Na escola eu estava sempre rabiscando, inventando histórias. Então foi muito natural pra mim entrar na Publicidade e Propaganda.” Formado em Itajaí, ele destaca a importância das experiências vividas na universidade e dos contatos feitos na época. “A relação com professores, colegas, pessoas do estado inteiro… foi uma bagagem muito interessante para a vida.”
A paixão de Marcos pela comunicação também tem raízes familiares. “Eu tenho um tio no Rio de Janeiro que tinha uma agência. Eu passava as férias lá e visitava a agência desde pequeno. Ele trabalhou com o Nizan Guanaes, fez dupla com ele, participou da criação do logotipo do Rock in Rio. Então já era um mundo que eu gostava.”
Sobre a trajetória profissional, Marcos destacou experiências em agências do Rio, Florianópolis e Criciúma, além de um período em Londres. Foi em Criciúma que conheceu Everton e surgiu a ideia da sociedade. “A gente viu que o nosso trabalho se alinhava. E depois de uns dois anos, resolvemos abrir a agência Nueva.”
Mas empreender no Brasil não é simples. “Nosso primeiro boleto foi um golpe”, contou Marcos, em tom bem-humorado, relatando a chegada de uma cobrança falsa logo após o CNPJ ser registrado. “Para ver como é fácil empreender no Brasil.”
Mesmo assim, os dois não desistiram de investir em um negócio que alia criatividade e planejamento estratégico. “A gente sempre procurou passar para os nossos clientes que comunicação não é custo, é investimento. A comunicação é uma ponte entre pessoas e ações. A nossa agência é muito focada nisso, em propósito”, disse Marcos.
Everton complementa que muitas vezes é preciso educar o cliente sobre o papel da marca. “Marca é o que o teu cliente fala quando tu não tá na sala. O significado quem dá é o cliente, não você. A menos que você trabalhe para mudar isso.”
Um ponto importante para os dois é o equilíbrio entre estética e estratégia. “Tudo que a gente vai apresentar tem que ser muito bem embasado. Mas às vezes o cliente não fornece a informação correta e o trabalho começa errado. Por isso, reforçamos muito o briefing e o alinhamento”, explicou Everton. Marcos concorda: “O cliente vem com a ideia pronta na cabeça e acha que é ‘só fazer um logo’, mas a gente mostra todo o processo de pesquisa, análise e alinhamento com os valores da marca.”
A superficialidade nas redes sociais também foi criticada pelos dois. “Tá tudo muito igual, pasteurizado. Todo mundo segue os mesmos passos, a mesma hashtag. Isso atrapalha muito a comunicação”, observou Everton. Marcos acrescentou que o tráfego pago, por exemplo, está supervalorizado. “A gente vê que não adianta fazer tráfego se não tiver um alinhamento de marca, de posicionamento. Comunicação envolve muito mais coisas.”
Sobre inteligência artificial, os dois afirmaram que a ferramenta já faz parte da rotina da agência. “Hoje ela ajuda muito a organizar as ideias, transformar as pesquisas em informações mais estruturadas”, disse Everton. “A gente usa principalmente para geração de ideias, insights, conteúdo para redes sociais, até criação de vídeo. Mas é importante lembrar que é só uma ferramenta — ela não pensa por você”, reforçou Marcos.
Na visão de Everton, o trabalho de marca precisa partir da cultura da empresa. “A marca se constrói de dentro para fora. A gente trabalha com três pilares: verdade, verdade e diferenciação. Não adianta contar uma história bonita que não faz sentido dentro da empresa.” Isso, segundo ele, também ajuda a equilibrar o gosto pessoal do cliente com a estratégia publicitária: “A partir do momento que ele vê que aquilo bate no coração do cliente dele, o gosto pessoal perde importância.”
Sobre o marketing de influência, Marcos lembra que ele sempre existiu. “Na minha época eram os garotos-propaganda. Hoje, com a rede social, cada nicho tem seu influenciador. Mas agora precisa ser mais bem trabalhado, com ética e alinhamento de valores.” Eles alertaram para os riscos de associar marcas a influenciadores que não têm relação com o propósito da empresa. “Tem que encontrar o influenciador certo, que usa o produto, que tem alinhamento com a marca”, pontuou Everton.
Entre as campanhas mais marcantes da Nueva, Marcos citou duas: uma para a gráfica Multicópias e outra para a Casa Guido. A primeira envolveu um outdoor criativo com elementos que iam “além da impressão”, e teve repercussão nacional. A segunda, uma causa social que ajudou a arrecadar mais de R$ 1 milhão para a aquisição da casa própria da instituição. “A Casa Guido foi um trabalho que começou voluntário e hoje tem uma ajuda de custo. É um trabalho delicado, que precisa passar a necessidade deles com responsabilidade”, explicou Marcos.
Para encerrar, Everton falou sobre como a paternidade o transformou também como empreendedor. “Tudo agora faz mais sentido. A partir do momento que minha filha nasceu, tudo mudou. Muda a forma como você se comporta, como você pensa nos projetos.”
Marcos resumiu bem o posicionamento que ele busca construir com os clientes. “Hoje a comunicação saiu do vertical e foi para o horizontal. As pessoas têm mais voz ativa. As marcas precisam ouvir mais, se conectar de forma verdadeira, com propósito. Só assim vão se tornar relevantes.”
Com visões complementares, Everton e Marcos mostraram como é possível construir marcas fortes com criatividade, estratégia e, acima de tudo, propósito. Como disse Everton: “O que ainda me emociona na propaganda é o sorriso do cliente. Isso enche a gente de orgulho.” E como concluiu Marcos: “A publicidade de verdade conecta ideias, pessoas e marcas com significado.”
Conheça um pouco mais sobre Marcos Milanese
Livro que mudou sua vida? Ghost Rider: A estrada da cura – por Neil Peart
Um sonho ainda não realizado? Levar a Agência ao Festival de Cannes
Maior conquista que te enche de orgulho? Ter a aberto a Nueva
Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? Ler antes de dormir
Filme ou série que te inspira a empreender? Série Med Man
Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Confie nas suas ideias e vá em frente, nem todo dia é fácil, mas vai dar tudo certo
Qual marca você quer deixar para o mundo? De empatia, quando nos colocamos no lugar do outro, tudo melhora
Música pop ou rock que te dá energia? Time Stand Still, do Rush
O que seria seu “luxo” essencial? Assistir ao jogo do Criciúma com os amigos
Onde você se vê daqui a 5 anos? Voltando aqui no programa, pra falar ainda mais sobre a Agência e o mercado.
Conheça um pouco mais sobre Everton Mazzucco Milioli
Livro que mudou sua vida? A Bíblia
Um sonho ainda não realizado? Vivenciar uma Copa do Mundo
Maior conquista que te enche de orgulho? Minha filha
Uma decisão que você repensaria? Ter tido filho um pouco mais cedo
Qual hábito diário mais impacta positivamente sua vida? A leitura da Bíblia
Filme ou série que te inspira a empreender? À Procura da Felicidade e Moneyball
Qual conselho você daria ao seu eu mais jovem? Estude mais sobre vendas e investimentos
Qual marca você quer deixar para o mundo? Da empatia e da honestidade. A verdade faz muita diferença
Música pop ou rock que te dá energia? Eye Of The Tiger e Oh happy day
O que seria seu “luxo” essencial? Assistir o jogo do Tigre