Laguna celebra o Dia de Santo Antônio dos Anjos nesta sexta-feira (13)

Nesta sexta-feira, 13 de junho, Laguna comemora o Dia de Santo Antônio dos Anjos, padroeiro da cidade. O feriado municipal é marcado por celebrações religiosas e tradições que reúnem moradores e visitantes em demonstrações de fé.
Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro, mas também é procurado para pedidos de bênçãos e graças, como encontrar objetos perdidos. Gabriela Corso, moradora da cidade, emocionou-se ao agradecer ao santo após conseguir engravidar depois de 10 anos tentando. “Prometi que, se tivesse uma gestação saudável, batizaria meu filho aqui e o nomearia em homenagem a Santo Antônio”, conta Gabriela, que recentemente realizou o batizado do pequeno João Antônio.
A programação da 348ª Festa de Santo Antônio em Laguna começa às 10h com a Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Dom Adilson Pedro Busin. Às 15h, acontece a tradicional procissão motorizada com bênção dos veículos e distribuição de lembranças. À noite, às 19h30, haverá a 13ª Trezena em honra ao padroeiro, com orador o Padre Edson Muller, de Tubarão. A festa segue até domingo (15).
A imagem de Santo Antônio segurando uma cruz, as Sagradas Escrituras e o Menino Jesus, foi esculpida em 1850 na Bahia. A festa, que começou na época colonial, reúne fiéis para procissões e celebrações que fortalecem a cultura e religiosidade local.
Santo Antônio nasceu em 1191, em Lisboa, Portugal. Conhecido por sua devoção, estudo e habilidade em pregar, ele foi ordenado sacerdote em 1221 e dedicou sua vida à Igreja até falecer em 1231, na Itália. Canonizado menos de um ano depois, Santo Antônio é popularmente chamado de santo casamenteiro, santo dos pobres e doutor da Igreja.