Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Minestra gigante será servida na CocalFest neste sábado

Receita especial com 150 kg de feijão e 200 kg de arroz será preparada em celebração aos 34 anos de Cocal do Sul

Por Ligado no Sul26/09/2025 10h00
Foto/Divulgação

A CocalFest terá neste sábado (27) um dos momentos mais aguardados pelo público: a preparação da maior minestra do mundo, tradição conduzida pelo Círculo Italiano de Cocal do Sul. Será a quarta edição do prato, que já se tornou marca registrada da festa e um símbolo de união da comunidade.

Para dar conta da receita, as equipes envolvidas no preparo utilizarão 150 quilos de feijão, 200 quilos de arroz e temperos típicos italianos, preparados em um caldeirão na Rua Coberta.

A expectativa, segundo o presidente do Círculo Italiano, José Orlei Sartor, é de que milhares de pessoas passem pelo local para acompanhar o preparo e saborear a iguaria.

Ele lembra que a minestra gigante é mais do que um prato servido na festa, é um gesto de acolhimento. “É um jeito de manter viva a nossa tradição e de abrir as portas da cidade para todos que querem comemorar conosco”, ressalta Sartor, lembrando ainda que o prato simboliza laços de comunidade.

“Mais do que matar a fome, queremos aquecer o coração de cada pessoa que vier festejar os 34 anos de Cocal do Sul. É um prato que reforça a nossa identidade e mostra a força da nossa cultura”.

Para o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Juarez Fogaça, a minestra traduz a essência da CocalFest. Ele reforça que o prato já se tornou uma tradição esperada.

“É a união da nossa gastronomia com a celebração da história e da colonização italiana. Queremos que todos venham viver essa experiência, que é única e que representa muito da identidade do nosso povo”, finaliza.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS