Instituições são reconhecidas com Selo Amigo do Meio Ambiente da Prefeitura de Criciúma
Ato de entrega ocorreu na manhã deste sábado, na Praça Nereu Ramos, com outras ações em alusão ao Dia da Árvore
Para reconhecer e valorizar empresas e instituições que desenvolvem ações voltadas à preservação ambiental e sustentabilidade na região, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Meio Ambiente (DMACRI), realizou a entrega do Selo Amigo do Meio Ambiente. O evento ocorreu na manhã deste sábado (26), na Praça Nereu Ramos, no Centro, e integra as ações alusivas ao Dia da Árvore, celebrado no último dia 21. A iniciativa contou com a apresentação dos projetos contemplados, bem como a distribuição de mudas e sementes, entre outras atividades ao público promovidas por instituições parceiras.
O Selo Amigo do Meio Ambiente é concedido a empresas e instituições que inscrevem projetos e ações efetivas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abrangendo temas como gestão e educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas, qualidade da água, do ar e do solo, entre outras abordagens sustentáveis. As iniciativas são avaliadas pela uma comissão julgadora da DMACRI e, se atenderem aos critérios técnicos estabelecidos, são reconhecidas para receber o selo. Nesta edição, cinco empresas e instituições foram homenageadas: Anjo Química do Brasil, Aventa Ambiental, Bairro da Juventude, Racli – Serviços e Sustentabilidade e Ufo Way.
Segundo o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o ato simbólico é uma forma que o Município encontrou de reconhecer as instituições que transformam o compromisso da sustentabilidade em ações concretas.
“O Selo Amigo do Meio Ambiente busca reconhecer quem está fazendo a sua parte em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, ao mesmo tempo, incentiva que essas boas ações se multipliquem na sociedade. Nossa proposta é mostrar que a sustentabilidade pode ser trabalhada de diversas formas e envolver toda a comunidade, desde as crianças, moradores até empresas privadas e instituições”, comentou.
A diretora da DMACRI, Morgana Kjelin Mariot, afirmou que iniciativas como o Selo Amigo do Meio Ambiente aproximam o poder público de quem já coloca a sustentabilidade em prática. “Cuidar do meio ambiente é também pensar na cidade que queremos deixar para as próximas gerações. Criciúma tem empresas, instituições e entidades que desenvolvem projetos com impacto positivo e que contribuem diretamente para uma cidade mais consciente e preparada para os desafios ambientais. Nosso papel é fortalecer essas iniciativas, dar visibilidade a esses projetos e criar cada vez mais oportunidades para que a sustentabilidade faça parte das decisões e do cotidiano do município”, pontuou.
Podem participar empresas de pequeno, médio e grande porte. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponibilizado pelo Município por meio de edital e apresentar um projeto com práticas sustentáveis desenvolvidas além das obrigações ambientais previstas em Lei.


