Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

PMSC reforça buscas por helicóptero desaparecido na região de Urubici

Sinal de celular de um dos ocupantes foi atualizado durante a madrugada, e equipes seguem por terra até o novo ponto indicado em Urubici

Por Ligado no Sul22/09/2026 08h49
Imagem/PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) mobilizou equipes para apoiar as buscas pelo helicóptero Bell 430, de matrícula PP-MGM, que perdeu contato na segunda-feira (21), durante um deslocamento entre Porto Belo e São Joaquim. A aeronave decolou por volta das 10h30 e teve a última localização conhecida na região de Urubici, na Serra catarinense. Cinco pessoas estavam a bordo, entre elas o cantor Rick Sollo, da dupla Rick & Renner.

Desde o início da ocorrência, a PMSC atua de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Defesa Civil e outros órgãos envolvidos na operação. Durante a madrugada, equipes realizaram buscas terrestres em pontos estratégicos e utilizaram drones com tecnologia de imageamento térmico.

A aspirante Regiane, da Polícia Militar, informou na manhã desta terça-feira (22) que as equipes trabalharam durante toda a noite e reorganizaram a operação após o amanhecer.

“Nós viramos a madrugada fazendo buscas, dividimos as nossas equipes juntamente com equipes do Bombeiro e da Defesa Civil e fizemos buscas em pontos estratégicos que nós não tínhamos ido ainda. Fizemos a utilização dos drones durante a noite. Infelizmente, a aeronave não foi localizada”, relatou.

Segundo a policial, novas rotas foram definidas nesta manhã para alcançar áreas que ainda não haviam sido percorridas. As equipes utilizam diferentes meios de deslocamento, de acordo com as condições do terreno.

“Estamos com equipes indo com helicóptero, equipes indo a cavalo, equipes indo a pé, equipes indo de viatura, de carro. Então, existe uma força bastante grande, bastante empenhada aqui para a resolução positiva dessa situação”, afirmou.

A operação conta ainda com o apoio da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e Patrulha Rural. O Comando-Geral da PMSC colocou efetivo e diferentes estruturas da corporação à disposição da ocorrência.

A Polícia Militar também trabalha no levantamento e cruzamento de informações obtidas por diferentes fontes, como sinais de telefonia celular, possíveis avistamentos, relatos de moradores, dados de radar e informações repassadas por familiares dos ocupantes.

Durante a madrugada, equipes que fizeram buscas na região do Morro Agudo retornaram após realizar varreduras com drones, sem localizar a aeronave. Outra equipe também retornou da região de Santa Bárbara, enquanto bombeiros permaneceram em áreas de mata para dar continuidade ao trabalho.

O espaço aéreo sobre a região da operação foi temporariamente restringido para permitir a atuação das aeronaves empregadas na missão de busca e salvamento. Uma aeronave SAR foi deslocada para a área, enquanto equipes terrestres também foram mobilizadas a partir de Lages.

O posto de comando da operação está instalado em frente à Prefeitura de Urubici, onde representantes dos diferentes órgãos envolvidos coordenam as ações.

“Todo mundo empenhado e confiante na resolução positiva dessa ocorrência”, afirmou a aspirante Regiane.

Até o momento, a aeronave e os cinco ocupantes ainda não foram localizados.

Informação extraoficial: novo sinal de celular orienta buscas em Urubici

Um novo sinal de celular de um dos ocupantes do helicóptero desaparecido na Serra catarinense teria sido registrado durante a madrugada desta terça-feira (22). A informação é extraoficial e foi divulgada pelo perfil Urubici Mil Grau, que acompanha a movimentação das equipes na cidade.

Segundo o relato, houve uma atualização de localização de um iPhone pertencente a um dos ocupantes da aeronave. A informação teria sido compartilhada durante uma reunião entre representantes das forças de segurança que participam da operação.

Após a atualização, equipes iniciaram o deslocamento por terra em direção ao ponto indicado pelo sinal. A área é considerada de difícil acesso.

O mau tempo, no entanto, continua dificultando o trabalho das aeronaves. Conforme o relato divulgado, não havia condições de voo na região de Urubici durante a manhã devido ao teto baixo e à baixa visibilidade.

A operação conta com aeronaves das forças de segurança e também com duas aeronaves disponibilizadas pelo empresário Luciano Hang para auxiliar nas buscas. Segundo as informações divulgadas, as condições meteorológicas impedem o deslocamento dessas aeronaves até Urubici.

A informação sobre o novo sinal ainda não foi confirmada oficialmente pelos órgãos responsáveis pela operação. As equipes permanecem em campo na tentativa de localizar a aeronave e os cinco ocupantes.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS