Convenções partidárias para as Eleições 2026 começam nesta segunda-feira
O período de convenções partidárias para as Eleições Gerais de 2026 começa nesta segunda-feira (20) e segue até 5 de agosto. Durante esse prazo, os partidos políticos e as federações partidárias deverão definir oficialmente os candidatos que disputarão os cargos em outubro.
As convenções são uma das principais etapas do calendário eleitoral, já que é nesse momento que as legendas escolhem seus candidatos, formalizam coligações e definem os números que serão utilizados nas urnas.
Após a realização das convenções, os partidos deverão enviar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações sobre os candidatos e seus respectivos números por meio do sistema CANDex.
Nas eleições deste ano, os eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. No Distrito Federal, também serão escolhidos os deputados distritais.
As convenções estaduais serão responsáveis pela escolha dos candidatos aos cargos de governador, vice-governador, senador e suplentes, além de deputados federais, estaduais e distritais. Já as convenções nacionais definirão os candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República ou a participação das legendas em eventuais coligações nacionais.
Entre os partidos que já divulgaram as datas de suas convenções nacionais estão PDT, PL, PSD, MDB, Novo, PCdoB, PSTU, PV, Missão, PCO, PSB e PT.
O primeiro turno das Eleições 2026 está marcado para 4 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro.

