Novos caminhões do CBMSC chegam aos quartéis e reforçam atendimento no estado
Tubarão, Bom Jardim da Serra, Cocal do Sul, Lauro Müller, Capivari de Baixo e Forquilhinha estão entre os municípios que receberam os novos ABTRs
A entrega de 56 novos caminhões ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada nesta quarta-feira, 24, pelo governador Jorginho Mello, marca o início de uma nova etapa para a corporação. Após a incorporação oficial à frota, as viaturas começam a ser destinadas aos quartéis responsáveis pelo atendimento de diversos municípios catarinenses, ampliando a capacidade de resposta em ocorrências de incêndio, resgate e salvamento.

Ao todo, foram distribuídos 42 Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e 14 Auto Tanques (AT), alcançando unidades do Extremo Oeste ao Litoral, da Serra ao Sul do estado.
Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a distribuição foi planejada com base em critérios técnicos, considerando a idade das viaturas atuais, a demanda operacional das regiões e o crescimento das cidades atendidas. “Cada caminhão entregue representa mais segurança para a população e melhores condições de trabalho para nossos bombeiros. Estamos renovando a frota de forma estratégica para garantir que os quartéis tenham equipamentos modernos, confiáveis e preparados para responder às emergências com mais rapidez e eficiência”, destaca o comandante-geral.
Os novos ABTRs serão destinados aos municípios de Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Mondaí, Pinhalzinho, Saudades, Modelo, Xaxim, Água Doce, Catanduvas, Capinzal, Matos Costa, Major Vieira, Tubarão, Curitibanos, Otacílio Costa, Bom Jardim da Serra, Trombudo Central, Turvo, Ituporanga, São Francisco do Sul, Forquilhinha, Cocal do Sul, Lauro Müller, Luís Alves, Araquari, Timbó, Capivari de Baixo, Blumenau, Navegantes, Brusque, Tijucas, Rancho Queimado, São José e Araranguá.
Já os novos Auto Tanques serão incorporados às unidades de São Miguel do Oeste, Palmitos, Xanxerê, Seara, Joaçaba, Sombrio, Lages, Rio do Sul, Garuva, Gaspar, Itajaí, Itapema, Palhoça e Florianópolis.
Os veículos contam com tecnologia embarcada, transmissão automática, sistemas eletrônicos de monitoramento e maior capacidade operacional. Além de ampliar a eficiência no combate a incêndios e nas ações de resgate, os novos caminhões oferecem mais segurança para os bombeiros militares durante as operações.
Para muitas unidades, a chegada dos novos caminhões representa a substituição de viaturas que já acumulavam anos de serviço. A renovação permite reduzir custos de manutenção, aumentar a disponibilidade operacional e garantir maior confiabilidade durante as ocorrências.
O investimento faz parte do plano de modernização do CBMSC, que já resultou na aquisição de centenas de novas viaturas nos últimos anos. Com a entrega dos 56 caminhões, a corporação avança no objetivo de manter os veículos de combate a incêndio dentro dos padrões estabelecidos em seu planejamento estratégico, consolidando uma das frotas mais modernas do país.
A importância dessa renovação é percebida especialmente em municípios mais afastados dos grandes centros, onde a primeira resposta operacional pode ser decisiva para o sucesso da ocorrência. Para o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Filipe da Silva Daminelli, a chegada das novas viaturas representa mais do que a substituição de equipamentos: significa ampliar a capacidade de atendimento e garantir maior segurança para a população.
“Ter equipamentos de ponta e tecnologia como os que estão sendo entregues hoje não significa apenas atender bem a comunidade, mas atender de forma mais eficiente. É garantir que o recurso vai chegar à cena da ocorrência para que a equipe possa fazer a diferença. Viaturas modernas representam mais confiabilidade operacional, mais segurança para os bombeiros e melhores condições de resposta”, ressalta.
