Vigilância Entomológica de Siderópolis orienta população após descarte irregular de pneus
A Secretaria de Saúde Siderópolis, por meio da Vigilância Entomológica, atendeu na manhã desta sexta-feira, dia 13, uma denúncia de descarte irregular de seis pneus no bairro Vila São João. Os agentes de combate às endemias do município estiveram no local e fizeram a coleta de larvas para encaminhamento ao laboratório, a fim de identificar se são do Aedes aegypti.
De acordo com a agente de combate às endemias, Gabriela Kestering dos Santos, este é o período de maior proliferação do mosquito, quando o ciclo de desenvolvimento se torna mais rápido devido às altas temperaturas e às chuvas frequentes. “Qualquer local que contenha água parada vira um possível criadouro. Pedimos que a população tenha cuidado, não só em suas casas, mas também com os vizinhos. Hoje, Siderópolis está livre do mosquito, mas municípios vizinhos têm registrado focos com frequência”, alertou.
Ela reforçou ainda que, em caso de dúvida, os moradores podem acionar as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e a Vigilância Entomológica. Em Siderópolis, o local correto para descarte de pneus inservíveis fica na Rua dos Pavilhões da CSN, no bairro Rio Fiorita. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
