Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Acadêmicos de Psicologia desenvolvem ações de prevenção a desastres naturais na comunidade da Coloninha em Orleans

Por Ligado no Sul27/11/2025 09h10
Fotos/Unibave

Estudantes da 4ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) estiveram na comunidade da Coloninha, em Orleans, para execução do Projeto de Extensão “Preparar para Proteger”. A atividade teve como foco a prevenção e conscientização sobre os efeitos dos desastres naturais na saúde mental, especialmente entre crianças e adolescentes.

O projeto quer promover a conscientização e o cuidado comunitário na prevenção de desastres, divulgando orientações a respeito de segurança e proteção voltadas não só para as famílias, mas principalmente para crianças e adolescentes e famílias. O projeto ainda trabalha a ampliação do acesso à informação por meio de redes sociais e ações educativas junto às comunidades ribeirinhas.

Conforme o professor responsável pelo projeto, Rodrigo Moraes Kruel, o projeto surgiu a partir da percepção da turma sobre a importância de ações preventivas frente aos desastres naturais, cujos impactos emocionais e sociais têm sido cada vez mais discutidos na área da psicologia. A iniciativa quer aproximar a comunidade de práticas acessíveis, que podem salvar vidas e contribuir para o fortalecimento do cuidado coletivo.

Para o professor no projeto Rodrigo, a atividade foi essencial para integrar teoria e prática, além de reforçar o papel social da psicologia. “O projeto mostrou aos estudantes como a atuação do psicólogo pode fazer a diferença em contextos de vulnerabilidade. Fortalecer os vínculos com a comunidade e incentivar uma cultura de prevenção são caminhos fundamentais”, destacou.

A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Orleans.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS