CocalFest reúne 30 mil pessoas em cinco dias de festa e entra para a história
Evento celebrou os 34 anos do município com recorde de público, gastronomia típica, fé, cultura e show nacional de Paula Fernandes

Cocal do Sul viveu, entre os dias 24 e 28 de setembro, uma das maiores festas da história do município. A 12ª CocalFest e 1ª Festa do Colono e do Caminhoneiro reuniu cerca de 30 mil pessoas na Praça Coberta, com cinco dias de programação que mesclaram tradição, música, gastronomia e manifestações culturais.
O ponto alto foi o show da cantora Paula Fernandes, que emocionou um público de 15 mil pessoas no sábado (27).
O prefeito Ademir Magagnin celebrou a grandiosidade da edição.
“Mais de 30 mil pessoas passaram por aqui, algo nunca antes visto em Cocal do Sul. Essa festa mostra a grandeza do nosso povo e da nossa cultura. É um presente no aniversário de 34 anos, e já estamos pensando na próxima edição”, adiantou.
A vice-prefeita Roseny Cittadin enfatizou a união da comunidade.
“Foi um momento de alegria, fé, esperança e amor. A festa só aconteceu porque muita gente se dedicou. Nosso agradecimento a todos que colaboraram e prestigiaram”, disse.
O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e presidente da CCO, Juarez Fogaça, lembrou que a retomada da CocalFest foi um sonho transformado em realidade.
“Há dois meses ainda era apenas um projeto, e conseguimos concretizá-lo. Foram cinco dias de tempo bom, público recorde e um envolvimento enorme das entidades. Passaram mais de 30 mil pessoas pela Rua Coberta, um marco para o município”, ressaltou.
Até a cantora Paula Fernandes, após o show, falou do tamanho que foi o evento.
“Estive em Cocal do Sul, que show espetacular! Foi realmente incrível, só tenho a agradecer por toda hospitalidade, recepção e carinho. Foi muito gostoso e já estou com saudade”, falou.
Quem passou pela Rua Coberta, também aprovou a festa. O empresário Francis de Noni, ressaltou a estrutura da festa. “Foi uma programação espetacular, digna de grandes cidades. A festa projetou Cocal do Sul para toda a região”, avaliou.
O caminhoneiro aposentado Valdir Biz, também morador do bairro Rio Perso, destacou a tradição e a grandiosidade da festa.
“Participo há anos e nunca vi uma edição tão grande. Estão todos de parabéns, e que venha ainda melhor no próximo ano”, disse.
A presidente da Associação Amigas do Peito, Fátima Rosane Cologni, do bairro Centro, destacou a importância da participação comunitária.
“Foi uma honra participar do nosso primeiro evento. Ficamos muito agradecidas e parabenizamos o município”, afirmou.
Lideranças de associações comunitárias do município participaram da praça de alimentação levando diversidade para a gastronomia da festa. A avaliação do resultado também foi positiva.
A costureira Lane Biz, do bairro Rio Perso, contou sobre a experiência de trabalhar vendendo porções e bolos com café. “Estamos cansados, mas valeu a pena. A gastronomia agradou a todos os públicos e conseguimos arrecadar recursos para ajudar na reforma da nossa igreja”, relatou.
Já o morador Pedro de Fáveri, do bairro Jardim das Palmeiras, falou sobre os resultados positivos da gastronomia. “Superamos todas as expectativas. Vendemos mais que o dobro do ano passado e tivemos uma arrecadação excelente para a associação”, comemorou.
Atividades que marcaram os cinco dias
A festa começou na quarta-feira (24) com o 30º Festival de Dança “Cocal do Sul Dança e Encanta”, que reuniu 900 pessoas. Na quinta, a gastronomia típica, a 18ª Expoarte e a Feira da Indústria, Comércio e Agricultura abriram as portas.
Na sexta (26), as comemorações pelos 34 anos de emancipação incluíram missa festiva com o bispo Dom Jacinto Flach, o corte do bolo gigante de 2 metros e 80 quilos, além do encontro da terceira idade.
O sábado (27) foi o dia mais aguardado, com o show nacional de Paula Fernandes, que emocionou a multidão com repertório de clássicos e sucessos.
O domingo (28) encerrou a programação com desfile de caminhões e tratores, missa campal, apresentações folclóricas italiana e polonesa, show infantil da Trupe Bartholo e diversos shows regionais, como Luiz Henrique e Banda, VAIDETRIO, Arthur Villar, Turma do Tchê e Grupo Matizes.