Paella Beneficente da Abadeus chega à 17ª edição com força do voluntariado
Tradicional almoço ocorre em 20 de setembro, na Rua da Gente, em Criciúma

Na Abadeus, a solidariedade é feita a muitas mãos. Elas são as responsáveis por manter viva a tradição da Paella Beneficente da Abadeus, que em 2025 chega à 17ª edição. Marcada para 20 de setembro, na Rua da Gente, em Criciúma, a paella conta com voluntários de diferentes idades e histórias de vida, todos com o propósito de transformar oportunidades para centenas de pessoas atendidas ao longo do ano pelo Centro de Inovação Social.
A paella se consolidou como um dos principais eventos solidários da região, não apenas pela arrecadação que garante a manutenção de projetos de educação, capacitação e inclusão, mas também pelo movimento comunitário que mobiliza. São cozinheiros, auxiliares, organizadores e distribuidores que, de forma voluntária, ajudam a preparar e entregar cada prato.
Força do voluntariado
Desde a primeira edição, o chefe Rodrigo Moretti está entre os voluntários. Hoje, ajuda na confecção e montagem da paella. “Escolhi continuar ajudando todos os anos por presenciar a transformação do bairro e de todas as regiões em que a Abadeus atuou, por acreditar na causa e na transformação de pessoas por meio de oportunidades”, disse.
Além disso, ele agradece a possibilidade de participar da ação. “Quando estendemos a mão, o primeiro a ser beneficiado somos nós, por ter o privilégio de fazer a diferença na vida de alguém. Como a Paella é feita a muitas mãos, os voluntários são fundamentais para a realização. Não vejo viabilidade econômica e social na Paella sem os voluntários”, completou.
Para o empresário João Pedro Herrmann, voluntário há cerca de 12 anos, a experiência vai além da cozinha. “Estamos ainda mais dedicados do que quando iniciamos. Apesar das dificuldades, sempre soubemos que havia esperança, e constatamos o impacto positivo de nossas ações. É muito gratificante”, afirmou.
Ele tem orgulho de ver o crescimento da Paella e da instituição, impulsionado pela dedicação da diretoria e dos colaboradores, e afirma que a credibilidade da Abadeus se deve ao apoio recebido da comunidade. “A Abadeus permanece em nosso coração, e nos dedicamos a realizar o melhor por ela”, concluiu.
Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, esse engajamento é o que garante o sucesso da ação ano após ano. “A Paella é mais do que um prato servido, ela é um símbolo da força do voluntariado. Sem essas pessoas que doam seu tempo e talento, seria impossível chegar à 17ª edição. Cada voluntário que participa nos mostra, na prática, que a solidariedade é capaz de transformar vidas”, destacou.
Toda a comunidade é convidada a participar, seja comprando um kit, colaborando como voluntário ou apoiando institucionalmente. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo WhatsApp 48 99135-3058. Toda a renda arrecadada será revertida para os programas sociais desenvolvidos pela instituição.