Vinícola Bianco é destaque em premiações nacionais e conquista título de “Vinícola do Ano”

A Vinícola Bianco, localizada na comunidade de Barracão, em Orleans, se destacou em duas importantes premiações nacionais e consolida sua trajetória no cenário brasileiro de vinhos. No Wines of Brazil Awards 2025, realizado no Rio de Janeiro, a vinícola conquistou três medalhas de ouro e quatro de prata entre cerca de 3.000 rótulos avaliados de produtores de todo o país.
Em seguida, no Brasil Wine Cup, em Florianópolis, cujos resultados foram divulgados em 9 de agosto de 2025, a Vinícola Bianco foi consagrada “Vinícola do Ano”, após conquistar quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Entre os destaques, o rótulo Altezza Rosé recebeu o prêmio “The Best of Show”.
“No Wines of Brazil Awards, foram avaliados quase três mil rótulos, e fomos agraciados com oito medalhas. Já no Brasil Wine Cup, conquistamos a maior quantidade de medalhas, o que nos deu o título de vinícola do ano. Os jurados fazem a avaliação às cegas, sem saber de qual vinícola é o vinho, analisando cor, aroma, sabor e outros critérios técnicos. Cada vinho recebe uma pontuação, e ao final é definido qual recebeu a maior nota. Isso mostra que nosso trabalho e dedicação estão sendo reconhecidos”, explicou Daniel Bianco, sócio-proprietário da vinícola.
Na Vinícola Bianco, a produção de vinhos vai muito além da técnica: envolve tradição, cuidado e paixão herdados de gerações. Cada etapa do processo, desde o cultivo das uvas até a vinificação, é realizada com atenção aos detalhes e respeito à história da família, que mantém viva a cultura da vinificação trazida da Itália.
“Tudo influencia, desde a plantação, o cuidado na produção das uvas, até a utilização da tecnologia correta. Mas o que mais influencia é o amor que temos em fazer o produto. Isso vem desde nossos nonnos e bisnonnos, que já fabricavam vinhos. Dizemos sempre que o vinho circula em nossas veias, e isso reflete no produto final.”
A história da vinícola começou com a imigração da família da Itália para o Brasil, mantendo a tradição de produzir vinhos passados de geração em geração. Formalmente estabelecida em 2014 pelos irmãos Daniel e Antônio, junto com o pai, Leonildo Bianco, a vinícola celebrou em 2024 dez anos de trajetória dedicada à produção de vinhos de alta qualidade.
Daniel Bianco explica que, embora algumas variedades se adaptem à região de Orleans, a vinícola busca uvas em outras localidades, como Serra Gaúcha e São Joaquim, para garantir qualidade superior em rótulos como Cabernet Sauvignon e Merlot.
Além das premiações, a Vinícola Bianco também se destaca pelo turismo e experiência enogastronômica. A loja da vinícola, localizada em uma adega de pedra construída há 36 anos, oferece degustações de vinhos e espumantes, tábuas de frios aos sábados e visitas guiadas à fábrica, com passeio de trator pelas parreiras, mediante agendamento. O atendimento é de segunda a sábado, das 8h ao meio-dia, e até as 18h para agendamentos. Os agendamentos podem ser realizados através do telefone/WhatsApp (48) 3466 2876
Entre os espumantes premiados, destaque para o Naturi Rosé, elaborado pelo método tradicional com fermentação em garrafa, que recebeu medalha de ouro tanto no Wines of Brazil Awards quanto no Brasil Wine Cup. Outros espumantes, como Moscatel e Brut, conquistaram medalhas de prata.
Os produtos da Vinícola Bianco são vendidos na região e também podem ser adquiridos online, pelo site www.vinicolabianco.com.br. A vinícola também atua no segmento de brindes corporativos, especialmente no final do ano.
Para manter a excelência e o reconhecimento conquistado nos concursos nacionais, a Vinícola Bianco investe constantemente em inovação e aprimoramento de suas técnicas. Segundo Daniel Bianco, a busca por evolução contínua é essencial para se manter competitivo e garantir a qualidade dos vinhos produzidos.
“O segredo é nunca parar de buscar inovação e aprender. Cada vez mais precisamos aprender para continuar no mercado, sempre melhorando.”
Confira entrevista completa