Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Sessão tranquila na Câmara de Vereadores de Orleans discute alteração no desconto do auxílio-alimentação

Por Ligado no Sul26/08/2025 09h57
Foto/Divulgação

Ontem, dia 25, durante a trigésima primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans, o clima foi tranquilo. Um dos destaques da sessão foi a indicação da vereadora Genaina Coan (PL), que solicitou a alteração do Decreto 5.942/2025, que regulamenta o auxílio-alimentação dos servidores municipais. Atualmente, o vale-alimentação é de R$ 300, mas o desconto por faltas médicas é aplicado de forma integral. “Hoje, a cada dia de atestado médico, o funcionário perde R$ 100. Então, em três dias de atestado, ele já perde o vale inteiro. Solicitei que seja revista a necessidade dessa alteração e que os descontos sejam aplicados proporcionalmente aos dias não trabalhados, que eu acredito que é o justo do trabalhador”, afirmou Genaina.

A vereadora explicou que a demanda surgiu a partir de conversas com outros servidores e professores. “Sou funcionária pública também do município e do estado. No estado, o desconto é pelos dias não trabalhados, o que não acontecia na prefeitura. Em conversa com alguns professores, eles me solicitaram que eu fizesse a indicação ou fosse conversar com o prefeito. É sempre ouvindo as pessoas que tomamos as melhores decisões”, disse.

Ela ainda relatou que já tratou do assunto com a secretaria de Administração e o setor jurídico, que irão analisar a legalidade da alteração. Caso aprovada, a medida passará novamente pela Câmara para votação. “Espero que a alteração seja feita de forma proporcional. Hoje, três dias de atestado resultam na perda total do vale, o que pesa muito no orçamento do trabalhador, ainda mais com a situação do Brasil atualmente”, completou.

Além da pauta do auxílio-alimentação, a vereadora comentou sobre o clima mais tranquilo das sessões recentes. “As últimas reuniões têm sido mais calmas. É o que devemos ter dentro da casa: respeito. Podemos divergir de ideias, mas o pessoal não deve perder o respeito. Espero que continue assim, porque é isso que o povo quer”, disse.

Genaina também destacou as festividades dos 112 anos da cidade. “A programação foi pensada com muito carinho. O esporte está presente, como na prova de karts no final de semana e na corrida que ocorrerá neste final de semana. Já são 400 inscritos,”, disse.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS