ACIO reforça mobilização regional por solução no Morro dos Cavalos

A Associação Empresarial de Orleans (ACIO) une-se às demais entidades do Sul catarinense na campanha “Morro dos Cavalos – Solução Já!”, uma iniciativa das Associação Empresariais (ACIs) da região, que visa pressionar por uma resposta definitiva aos recorrentes bloqueios na BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça.
O movimento propõe alternativas viáveis como a construção de túneis ou um anel de contorno viário, reforçando a urgência de ações concretas por parte do poder público. A ACIO soma forças à mobilização para garantir que a região Sul de Santa Catarina não continue sofrendo com os impactos logísticos, econômicos e sociais que o gargalo rodoviário tem provocado.
“O Morro dos Cavalos precisa se tornar uma prioridade. As empresas do Sul, e especialmente da nossa região, dependem da BR-101 para garantir competitividade, abastecimento, acesso a serviços de saúde e desenvolvimento. Essa não é uma pauta partidária, é de interesse coletivo, e a ACIO se une a essa causa”, destaca o presidente da ACIO, Marcelo Orben.
Além do impacto direto na indústria, o bloqueio do trecho compromete o turismo, atrasa entregas, dificulta o transporte de pacientes e fragiliza toda a estrutura logística da região. “Merecemos uma logística melhor e isso só se consegue com recursos. Os investimentos federais em Santa Catarina são muito pequenos, mas talvez possamos ter uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para resolver essa situação”, aponta José Carlos Sprícigo, diretor da Acic e vice-presidente Regional Sul da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
O movimento também conta com o apoio da comunidade, de veículos de comunicação e de outras Associações Empresariais, como ACIC (Criciúma), ACIVA (Araranguá), ACII (Içara), ACIT (Tubarão) e ACIVALE (Braço do Norte). A campanha contempla ações digitais e presenciais, buscando o engajamento da sociedade civil, lideranças políticas e empresariais, e já articula agendas com o Ministério dos Transportes e parlamentares catarinenses.