Orleans renova com Projeto Tigrinhos e foca nas comunidades do interior
Contrato foi assinado pela vice-prefeita Leonete Librelato e pelo diretor de Esportes Eduardo Rosa durante cerimônia realizada na Unesc, em Criciúma

A Prefeitura de Orleans renovou o contrato de adesão ao Projeto Tigrinhos. Entre as novidades está a iniciativa de levar o programa de futebol de campo para as comunidades do interior do município, com foco na formação de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva. A assinatura foi realizada, nesta terça-feira (6), pela vice-prefeita Leonete Librelato e pelo diretor de Esportes, Eduardo Rosa, em solenidade promovida pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma.
Em Orleans, a nova etapa do Projeto Tigrinhos deve contemplar inicialmente mais de 100 crianças, com idades entre 8 e 14 anos, já a partir do segundo semestre de 2025. Em todo o Sul de Santa Catarina, o programa — realizado em parceria entre os municípios, a Unesc e o Criciúma Esporte Clube — já impactou mais de 20 mil jovens desde sua criação, em 2011.
A renovação do contrato de Orleans com o Projeto Tigrinhos foi determinada pelo prefeito Fernando Cruzetta, com o propósito de democratizar o acesso à prática esportiva e colaborar no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.
Conforme a vice-prefeita de Orleans, Leonete Librelato, trabalhar com políticas públicas que envolvam esporte, educação e inclusão é um compromisso da gestão municipal. “A renovação do Projeto Tigrinhos em Orleans representa apoio ao esporte, mas também um investimento direto na cidadania, na saúde e no futuro das nossas crianças e jovens”, afirmou Leonete.
De acordo com o diretor de Esportes, Eduardo Rosa, a Prefeitura de Orleans é responsável por fornecer espaço adequado para os treinos e um profissional de Educação Física qualificado. Já o Criciúma E.C. fornece os kits esportivos, e a Unesc coordena pedagogicamente as atividades, com formação continuada para os profissionais. “É uma iniciativa que transforma vidas e promove valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito. Estamos felizes em ampliar as oportunidades para as nossas crianças”, afirmou Dudu.
Projeto inclui 23 municípios do Sul e Serra Catarinense
Incluindo Orleans, a cerimônia de renovação reuniu representantes de 23 municípios das associações de Criciúma, Tubarão, Araranguá e Lages.
A pró-reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes, reforçou a importância do esporte como ferramenta de formação. “Acreditamos na transformação das pessoas por meio da educação, e o esporte é uma chave de inclusão e mudança social. Não muda apenas uma vida, transforma gerações inteiras”, afirmou.
O presidente do Criciúma Esporte Clube, Valter Minotto, destacou o empenho de todos os envolvidos. “A iniciativa é importante, já revelou grandes talentos. Isso é fruto de um trabalho coletivo, em que todos ganham com a parceria”, salientou.