Comunidade de Rio Jordão ganhará portal comemorativo aos 30 anos do Gemellaggio

Durante a cerimônia de inauguração da duplicação da Ponte João Fontanella, sobre o Rio Mãe Luzia, o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, anunciou uma novidade que celebrará os 30 anos do Gemellaggio entre a comunidade de Rio Jordão e a cidade de Val di Zoldo, na Itália. Um portal comemorativo será construído na Rodovia Padre Herval Fontanella, com previsão de conclusão em novembro deste ano.
De acordo com o presidente da Associação Cultural dos Amigos de Forno di Zoldo, Ângelo Natal Périco, uma comitiva de zoldanos deve vir da Itália para participar da inauguração do portal, que deve ocorrer durante a 6ª edição da Festa do Porco. “O portal se torna uma forma de manifestar nossa gratidão à Comune di Val di Zoldo pelos inúmeros benefícios que vieram com o pacto de amizade”, afirma Ângelo.
Segundo o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício, a obra terá elementos que remetem à arquitetura da cidade italiana, com o uso de madeira e detalhes em pedra tipo taipa, valorizando o estilo típico da região de origem dos imigrantes.
Gemellaggio
O pacto de amizade entre Siderópolis e a então Comune di Forno di Zoldo (atualmente Val di Zoldo) foi celebrado em dezembro de 1995. Conforme o presidente da Associação, Ângelo Perico, o pacto de amizade entre Siderópolis e a cidade Italiana edificou uma ponte que se conecta às origens. “Ela cria laços sólidos e duradouros entre as duas comunidades”, comentou.