Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam em Santa Catarina

Por Ligado no Sul22/02/2024 08h30
Foto/Reprodução Agência Brasil

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 21. Nesta quinta-feira, está prevista a chegada de mais 14.100 doses, totalizando 29.100 na primeira etapa da campanha de imunização.

Este primeiro lote, embora limitado, tem uma missão clara e urgente: proteger a saúde das crianças de 10 e 11 anos em 13 municípios da região Norte, conforme a orientação do Ministério da Saúde. Essa estratégia visa garantir a aplicação da primeira dose.

A distribuição da vacina será conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), e está programada para iniciar já nesta quinta-feira, 22.

A administração da vacina contra a dengue é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, ressalta a importância dessa campanha, mas também a necessidade de manter a vigilância constante em todas as esferas da vida cotidiana.

“Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, enfatiza a secretária.

O objetivo da vacinação contra a dengue é reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para alcançar esse objetivo, é essencial que pelo menos 90% da população-alvo receba o esquema completo de vacinação, o qual requer a aplicação da segunda dose após um intervalo de 90 dias da primeira.

Segue abaixo a lista dos municípios contemplados nessa fase inicial da campanha:

– Barra Velha
– Corupá
– Guaramirim
– Jaraguá do Sul
– Massaranduba
– São João do Itaperiú
– Schroeder
– Araquari
– Balneário Barra do Sul
– Garuva
– Itapoá
– Joinville
– São Francisco do Sul

A seleção dos municípios contemplados seguiu critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, baseados em dados epidemiológicos recentes. Foram priorizados os municípios de grande porte com alta incidência de dengue nos últimos 10 anos, bem como os demais municípios de suas regiões de saúde de abrangência.

A ordem de distribuição das doses foi determinada considerando diversos parâmetros, incluindo o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, a necessidade de doses conforme a disponibilidade e o cálculo do total de doses entregues em uma única remessa a cada município.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS