Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Governo do Estado lança programa que oferece cursos técnicos aos estudantes das escolas estaduais

Iniciativa oferece cursos técnicos no contraturno para alunos da Rede Estadual de Ensino

Por Ligado no Sul09/02/2024 14h30
Fotos: Roberto Zacarias / Secom

A Secretaria de Estado da Educação dá início ao ano letivo de 2024 com uma importante iniciativa: o lançamento do programa CaTec – Catarinense Técnico. O programa visa expandir a oferta de cursos técnicos para os alunos da Rede Estadual de Ensino, permitindo que concluam o ensino médio com um diploma e pelo menos uma certificação técnica.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na educação de Santa Catarina. Esses cursos técnicos gratuitos oferecem uma oportunidade valiosa para milhares de jovens ingressarem no mercado de trabalho após o ensino médio. O ensino técnico, assim como o Programa Universidade Gratuita que já implementamos, motiva os jovens e proporciona oportunidades de emprego, melhorando suas vidas e as de suas famílias”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

As unidades escolares participantes receberam autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) para oferecer vagas em cursos técnicos na área de Gestão e Negócios para alunos matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio das escolas estaduais a partir do primeiro semestre de 2024.

“Estamos muito satisfeitos com o lançamento do CaTec, que introduzirá a educação técnica em Santa Catarina. Nosso objetivo é proporcionar oportunidades de formação profissional aos jovens que cursam o ensino médio. Esperamos que, até 2026, mais de 100 mil alunos que concluam o ensino médio também tenham uma formação técnica”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

São oferecidos 10 cursos técnicos, com carga horária mínima de 800 horas, incluindo Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias. Cada unidade escolar definiu os cursos técnicos a serem oferecidos, levando em consideração a vocação local e o desenvolvimento econômico regional.

“Os alunos poderão obter até dois diplomas de cursos profissionalizantes, o que representa uma oportunidade para esses estudantes entrarem no mercado de trabalho com foco desde o ensino médio. Estamos elevando os padrões educacionais em Santa Catarina com mais este programa de capacitação”, destacou a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

As matrículas nos cursos técnicos serão realizadas online, de 21 a 23 de fevereiro de 2024, através do site matriculaonline.sed.sc.gov.br. As aulas dos cursos técnicos serão realizadas no contraturno do Ensino Médio, com início em março deste ano.

Com essa iniciativa, serão oferecidas 40 mil vagas em cursos técnicos para os alunos do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. O mercado de trabalho para profissionais com formação técnica é bastante promissor, com muitas oportunidades de emprego. Portanto, os alunos que concluírem o ensino médio poderão ingressar imediatamente no mercado de trabalho.

Fotos: Roberto Zacarias / Secom

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS