Prefeitura de Orleans desclassifica vencedora de licitação do rotativo por aparelho “totalmente diferente”
Com a desclassificação, a gestão municipal convocou a segunda empresa. O novo prazo para o início do funcionamento do rotativo é projetado para a metade de novembro.

A aguardada retomada do estacionamento rotativo em Orleans sofreu um novo revés. Em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta sexta-feira, 17, o Secretário de Administração, Airton Bratti Coan, o Ito, confirmou que a primeira empresa vencedora da licitação para locação dos equipamentos foi desclassificada, atrasando a implementação do sistema. O motivo da desclassificação foi uma “incoerência” entre o equipamento licitado e o apresentado para teste.
“A gente sempre está aí para esclarecer a população e a gente quer transformar isso na maior transparência possível, que a gente possa passar informações corretas para todos os ouvintes, para todos os moradores de Orleans,” iniciou o Secretário.
Ao detalhar a situação do rotativo, Ito Coan explicou o motivo do atraso: “A gente fez a licitação e empresa vencedora veio fazer o teste dos aparelhos. Nesse teste, a comissão não julgou procedente o que eles apresentaram, porque na hora da licitação eles apresentaram um tipo de aparelho, e quando vieram demonstrar, era totalmente diferente. Então, a gente desclassificou essa empresa e acabou atrasando .”
O Secretário foi enfático ao confirmar a falha da primeira colocada: “Quando fizemos a licitação, pedimos um tipo de aparelho, mas apresentaram outro.”
Com a desclassificação, a prefeitura convocou a segunda colocada. “Ontem mesmo já convocamos a segunda colocada e partir de hoje eles têm oito dias úteis para se apresentar e também fazer esse teste com os maquinários,” informou Coan.
O Secretário também esclareceu o modelo de operação: “Esta licitação é do aluguel dos aparelhos, após o período de 12 meses, temos a opção de renovar ou fazer uma nova licitação. A administração do rotativo será feita pela prefeitura e já realizamos a contratação do gestor do rotativo.”
Preocupação com o fim de ano
Questionado sobre a preocupação de atrasos judiciais e a necessidade de celeridade para o período de Natal, o Secretário tranquilizou quanto à primeira empresa, que “aceitou” a desclassificação, e confirmou a pressa da administração.
“A preocupação não é só nossa, é da CDL, de todos os lojistas e de toda a população, porque se você chegar com um carro para ir no centro, para achar algum lugar hoje em Orleans para estacionar é difícil”, e queremos então que no lançamento do Natal, já esteja funcionando, né?”
O Secretário, no entanto, foi realista quanto ao novo prazo: “Eu acredito que seja na metade de novembro, já que ainda precisamos realizar o processo seletivo para a contratação dos monitores.” Ainda segundo secretário de administração esse processo em caráter de urgência será realizado pelo Unibave.
Ao final da entrevista, Ito falou sobre a burocracia do setor público: “É empresa pública, às vezes tem algum contratempo e temos que seguir a lei. Se fosse uma empresa privada tenho certeza que já estaria em funcionando, mas precisamos seguir todos os trâmites burocráticos, mas acreditamos que lá pela metade de novembro esteja funcionando.”
O Secretário ainda fez um apelo. Coan explicou que, como o rotativo está inativo, as pessoas estão se acostumando a utilizar o carro . Ele sugeriu que “se todos colaborarem”, inclusive praticando a “carona solidária” para ir trabalhar, assim haverá menos carros e a situação do estacionamento neste momento, pode melhorar.
Confira entrevista completa