Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Obra de drenagem em bairro de Cocal do Sul recebe investimento de cerca de R$ 1,6 milhão

Intervenção vai resolver um problema antigo de alagamentos causados pelas chuvas que descem do bairro Boa Vista para Rua Pedro Lucio Dalló e parte das fábricas da empresa Eliane

Por Ligado no Sul16/01/2026 15h30
Foto/Assessoria de Comunicação

A Administração de Cocal do Sul executa uma obra de drenagem no bairro Boa Vista para resolver um problema antigo no escoamento de água da chuva que desce dessa localização, passando pelo cemitério municipal até o Rio Tigre.

O investimento é de aproximadamente R$ 1,6 milhão e a intervenção busca dar uma solução definitiva aos alagamentos que, há anos, afetam o local e as áreas próximas.

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, afirma que, apesar dos transtornos temporários, a obra é necessária e trará benefícios duradouros para a cidade.

“É importante deixar claro que toda obra traz transtorno. É um transtorno imediato, por um curto espaço de tempo, mas que depois traz uma compensação por muitos e muitos anos. Essa é uma obra feita para coletar a água da chuva e melhorar o escoamento, principalmente naquela região, que historicamente enfrenta esse problema”, afirmou.

Segundo o prefeito, são intervenções que não foram feitas no passado e que hoje se tornaram indispensáveis. “Talvez nunca se imaginou que uma obra desse porte seria necessária ali, mas o crescimento da cidade e as mudanças no volume das chuvas mostram que ela precisa ser feita. O transtorno existe, mas é por esse caminho que o município segue”, completou.

A obra contempla a instalação de uma grande tubulação de concreto, com cerca de 1,5 metro de diâmetro, ao longo de aproximadamente 435 metros. Essa estrutura vai captar o volume de água da chuva e conduzi-lo até o Rio Tigre, passando pela região da Rua Lúcio Pedro Dalló, adentrando no cemitério Local e último trecho por dentro do pátio da empresa Eliane Revestimentos para desembocar no leito do Rio Tigre.

Com isso, a intervenção vai reduzir alagamentos frequentes e proteger o cemitério municipal, ruas, áreas públicas e empresas instaladas no entorno, melhorando a segurança e a infraestrutura desta localidade.

Os serviços estão sendo executados pela empresa Zaluz Terraplenagem e Transportes Ltda, contratada por meio de licitação, e incluem também melhorias na drenagem superficial da via, além de outras intervenções necessárias para organizar e qualificar o local.

O projeto foi desenvolvido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a partir de estudos técnicos que indicaram a necessidade dessa solução. De acordo com o levantamento realizado, o traçado da obra precisou seguir esse percurso por não haver alternativa viável devido às características do terreno e ao uso de máquinas de grande porte empregadas a execução desta drenagem.

Além da drenagem, a obra prevê a recuperação total das áreas afetadas, com recomposição de calçadas, melhorias internas no cemitério, construção de estruturas de contenção e organização do espaço ao final dos trabalhos.
A previsão é de que a obra seja concluída em cerca de 90 dias.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS