Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Desnível em ponte da SC-108 preocupa motoristas na Palmeira Baixa, entre Orleans e Urussanga

Secretaria de Infraestrutura afirma que estrutura é segura e que correção será feita nos próximos dias na comunidade da Palmeira Baixa

Por Ligado no Sul08/01/2026 10h00
Foto: Redes Sociais/Divulgação

Motoristas que trafegam pela SC-108, na comunidade da Palmeira Baixa, divisa entre os municípios de Orleans e Urussanga, têm manifestado preocupação com um desnível existente na cabeceira da ponte localizada no trecho. A situação chamou a atenção de quem passa pelo local e levantou questionamentos sobre a segurança da estrutura.

Diante disso, o Jornal da Guarujá conversou na manhã desta quinta-feira, dia 8, com o coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Miro Ghisi, que explicou que o problema já foi avaliado por equipes técnicas e não compromete a estrutura da ponte.

Segundo Ghisi, assim que a demanda chegou ao conhecimento da Secretaria, técnicos foram enviados ao local para uma análise detalhada. “Foi feito uma análise debaixo da ponte, todas as observações necessárias, e não tem problema nenhum com relação à contenção das cabeceiras”, afirmou.

De acordo com o coordenador regional, o desnível foi provocado por um assentamento natural do material ao longo do tempo. “O que teve ali foi um assentamento de material, que vai ser corrigido com a correção da capa asfáltica e também com uma limpeza lateral para melhor escoamento da água da chuva”, explicou.

Ghisi reforçou que não há qualquer risco estrutural. “Com relação à estrutura da ponte, não tem problema nenhum. Está tudo tranquilo”, garantiu. Ele destacou ainda que o trabalho preventivo é uma prioridade da pasta.

Questionado se a solução é simples, o coordenador confirmou que sim e tranquilizou os usuários da rodovia. “Vai ser resolvido nos próximos dias. O pessoal pode continuar circulando tranquilo”, disse. Segundo ele, apesar de muitas pontes antigas apresentarem problemas nas cabeceiras, este não é o caso. “Essa ponte já tem cortina de concreto revestida. Com o tempo acontece o assentamento do material e isso acaba gerando o desnível, mas estruturalmente não há problema algum.”

Miro Ghisi explicou ainda que a correção depende apenas da mobilização das equipes e equipamentos, o que deve ocorrer nos próximos dias, com o retorno das atividades após o recesso. “É só questão de deslocar maquinário. O pessoal estava em recesso e está voltando essa semana”, comentou.

Durante a entrevista, o coordenador também atualizou o andamento das obras de duplicação da SC-108. Ele informou que os trabalhos foram retomados após o recesso e que a obra segue dentro do cronograma previsto. “A expectativa é que, se o clima ajudar, pelo menos os trechos 1 e 3 estejam prontos até o meio do ano”, afirmou.

Ghisi também destacou outras obras importantes na região Sul do Estado, como a finalização da SC-445, o andamento da Serra do Corvo Branco e os trabalhos na Serra do Faxinal, todas com expectativa de avanços significativos nos próximos meses.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS