Programa “Bombeiro Amigo 60+” forma turma em Criciúma
Atividade busca capacitar os idosos para agirem em situações de emergência
O Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma realizou, nesta terça-feira (28), a formatura do Programa Bombeiro Amigo 60+, em parceria com a Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma). A cerimônia aconteceu no Centro Multiuso do Parque das Nações Cincinato Naspolini e marcou um momento especial para a comunidade.
Ao todo, 60 idosos da Afasc foram formados no programa. A iniciativa tem como principal objetivo promover a qualidade de vida, o bem-estar e a integração social dos participantes, além de capacitá-los para agir com segurança e responsabilidade em emergências, tanto em suas residências quanto em seus bairros e comunidades.
Com duração de 20 horas-aula, entre atividades teóricas e visita ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4°BBM), em Criciúma, os idosos puderam ver de perto e compreender o dia a dia dos bombeiros. A senhora Fátima Goreti da Silva, de 60 anos, foi uma das formadas no programa. “Eu gostei de tudo: das palestras, das visitas… Os bombeiros sempre foram muito atenciosos e, para mim, que nunca tive essa proximidade com a corporação, foi um curso de grande valia. Vou levar para a vida”, comentou.
Após uma reformulação, o programa passou a se chamar “Bombeiro Amigo 60+”, e esta é a primeira edição da ação nesse formato na área do 4º BBM. “Nesses encontros, os participantes receberam instruções sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, uso correto do extintor, evacuação em emergências e participaram de dinâmicas educativas. Além de aproximar os idosos da nossa instituição, conseguimos deixá-los mais preparados para situações de emergências”, destacou o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, esteve presente no evento e afirmou a importância da iniciativa. “Agora, espero que vocês sejam multiplicadores do que aprenderam aqui. Esses conteúdos são essenciais para a nossa vida. Se conseguirem salvar a vida de uma pessoa, eu sei que esse curso já terá valido a pena”, reforçou.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, também celebrou o sucesso da parceria. “O projeto ‘Bombeiro Amigo 60+’ representa tudo aquilo em que acreditamos na Afasc: a valorização da vida, o cuidado com as pessoas e a promoção da autonomia e da dignidade em todas as fases da vida. Ver tantas pessoas com mais de 60 anos assumindo o protagonismo, aprendendo, se superando e se preparando para cuidar de si e dos outros em situações de emergência é inspirador. A parceria entre a Afasc e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina mostra que, quando unimos forças com propósito e amor ao próximo, conseguimos transformar realidades”, enfatizou.
O encerramento foi marcado por momentos de emoção e celebração, reunindo os formandos, familiares e autoridades, e contou com o tradicional banho de batismo.
- Fotos/Edna Schmitz – assessora de imprensa do 4° Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma






