Operação da Polícia Civil prende prefeito de Garopaba por suspeita de corrupção
Mandados foram cumpridos na manhã desta quinta-feira
Júnior de Abreu Bento, prefeito de Garopaba pelo PP, foi preso na manhã desta quinta-feira (8) durante uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina que investiga suspeitas de corrupção envolvendo a administração pública municipal. A ação integra uma nova fase da operação que apura possíveis irregularidades em processos licitatórios e na execução de contratos públicos relacionado a contratos da coleta de lixo.
Além do chefe do Executivo, a operação cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão e outras medidas judiciais contra servidores públicos e empresários suspeitos de envolvimento no esquema. As ordens judiciais foram expedidas após avanço das investigações, que fazem parte da Operação Maestro, iniciada em 2024 e que apontam indícios de direcionamento de licitações e prejuízo aos cofres públicos.
De acordo com a Polícia Civil, também foi determinado o bloqueio de bens e valores dos investigados, com o objetivo de garantir eventual ressarcimento ao erário. O material apreendido será analisado e deve subsidiar a continuidade das apurações.
Em nota, a Prefeitura de Garopaba informou que teve conhecimento da operação e que aguarda acesso oficial aos autos para se manifestar. O município destacou ainda que os serviços públicos seguem funcionando normalmente.
Os investigados presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar a extensão dos fatos e a possível participação de outros envolvidos.