Novas drogas inéditas no Brasil são identificadas pela Polícia Científica de SC e incluídas na lista da Anvisa

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) identificou duas substâncias psicoativas sintéticas inéditas no Brasil, reforçando o papel estratégico da perícia criminal no enfrentamento às drogas emergentes. A descoberta ocorreu em fevereiro de 2025, em Joinville, durante a análise de uma apreensão que incluía selos, comprimidos de ecstasy e cigarros eletrônicos.
Entre os itens analisados, chamaram atenção gomas comestíveis embaladas com apelo a efeitos “mágicos”. As análises laboratoriais confirmaram a presença das substâncias 4-hidroxi-N,N-dietiltriptamina (4-OH-DET) e 4-acetoxi-N,N-dietiltriptamina (4-AcO-DET), ambas triptaminas sintéticas produzidas em laboratório, semelhantes a compostos alucinógenos encontrados em plantas e fungos, como DMT e psilocina.
Seguindo o protocolo legal, a PCISC comunicou a descoberta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas. Como resultado, a Resolução RDC nº 985, publicada em 29 de julho de 2025, incluiu as substâncias na lista de drogas proibidas no Brasil.
A Perita-Geral da PCSC, Andressa Boer Fronza, destacou a importância da identificação precoce dessas novas drogas. “A identificação precoce dessas novas drogas demonstra a relevância da perícia criminal não apenas para a investigação policial, mas também para a saúde pública. Essa atuação integrada permitiu que a Anvisa agisse de forma rápida, prevenindo riscos à população e reforçando o papel estratégico da Polícia Científica no enfrentamento às drogas sintéticas.”