Saúde intensifica combate ao mosquito em Orleans e divulga balanço de 2025
A Secretaria de Saúde de Orleans, por meio do Setor de Zoonoses, divulgou os dados atualizados do trabalho de vigilância e combate ao mosquito transmissor de doenças no município. As ações seguem ativas em todos os bairros com monitoramento de focos e atendimento a denúncias feitas pela população.
De acordo com o levantamento referente ao ano de 2025, foram 4.498 armadilhas inspecionadas e 195 pontos estratégicos vistoriados, locais considerados de maior risco para a proliferação do mosquito, como borracharias, ferros-velhos e depósitos.
O relatório aponta ainda o registro de 42 denúncias encaminhadas para a Vigilância Sanitária, além da identificação de 19 focos durante as inspeções realizadas pelas equipes.
No total, foram encontradas 7.874 larvas de Aedes albopictus e outras espécies, além de 105 larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Secretaria de Saúde destaca que a participação da população é fundamental no enfrentamento ao mosquito. A orientação é para que os moradores eliminem qualquer recipiente que possa acumular água parada e, ao identificarem possíveis focos, façam a comunicação imediata ao Setor de Zoonoses.
A administração municipal lembra ainda que o combate ao mosquito depende tanto das ações do poder público quanto da colaboração da comunidade.

Foto/PMO