Orleans leva saúde à Praça Celso Ramos no sábado com vacinação, exames e prevenção ao câncer de boca

A população de Orleans está convidada a participar da ação de saúde que será realizada neste sábado, 31 de maio, na Praça Celso Ramos, das 8h ao meio-dia. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Bucal e oferecerá serviços gratuitos como vacinação contra a gripe (influenza), aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e avaliação odontológica com foco na prevenção ao câncer de boca.
A ação contará com a presença de profissionais da rede pública de saúde, que estarão disponíveis para orientar a população e realizar atendimentos de forma acessível.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá nesta segunda-feira (26), a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Ana Paula Wernke Salvador, explicou o objetivo do evento. “Vamos estar com a equipe da Secretaria de Saúde na Praça Celso Ramos oferecendo vacinação da influenza, verificação das carteirinhas de vacinação, aferição da pressão arterial e glicemia capilar. A equipe da odontologia também estará presente. Nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e reforçar a importância da prevenção.”
A coordenadora da Saúde Bucal, Marília Melo Tessmann Sprícigo, ressaltou que o foco será a conscientização sobre o câncer de boca, ainda pouco discutido pela população. “No dia 31 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Bucal, então estaremos com dentistas na praça orientando sobre o autoexame, sinais de alerta e fatores de risco. É um tipo de câncer mais comum do que as pessoas imaginam, mas que, se detectado no início, tem uma taxa de cura de até 80%.”
Marília informa que além da ação na praça, o município conta com atendimento odontológico permanente. “Todas as nove unidades de saúde do município oferecem profissionais da área de odontologia, disponíveis para atender a população”, afirmou. Ela lembra que a prevenção ao câncer bucal deve ser contínua, e que consultas regulares ao dentista são essenciais para identificar precocemente qualquer alteração.
Vacinação contra a gripe está liberada para todos
Ana Paula reforçou que a vacinação contra a influenza, antes restrita a grupos prioritários, agora está disponível para toda a população. “Desde o dia 10 de maio, a vacina está liberada para todas as faixas etárias. É gratuita, eficaz e uma forma segura de evitar complicações e hospitalizações. Já tivemos inclusive óbito por influenza este ano em Orleans, por isso reforçamos a importância da prevenção.”
Programa Saúde na Escola
Durante a entrevista, Ana Paula e Marília também destacaram o trabalho realizado por meio do Programa Saúde na Escola, que está em andamento nas unidades educacionais do município. O programa é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação e aborda diversos temas preventivos com os estudantes, como saúde bucal, verificação da situação vacinal, saúde ambiental, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde auditiva, saúde ocular, prevenção à covid-19 nas escolas.
“O Programa Saúde na Escola é realizado ao longo do ano e conta com a atuação de profissionais da saúde diretamente nas escolas. Eles fazem avaliação da situação vacinal, escovação supervisionada, distribuição de kits de higiene bucal e triagens para a saúde ocular e auditiva. Se os pais receberem algum bilhete ou encaminhamento, é resultado dessas avaliações preventivas realizadas com as crianças”, explicou Ana Paula.
“Realizamos avaliações bucais nas escolas, com escovação supervisionada e entrega de kits com escova, pasta e fio dental. Esse trabalho fortalece o vínculo entre saúde, educação e família”, acrescentou Marília.
Serviços oferecidos no dia 31
- Vacinação contra a gripe (influenza)
- Verificação de carteiras de vacinação
- Aferição de pressão arterial
- Teste de glicemia capilar
- Avaliação odontológica e orientações sobre prevenção ao câncer bucal
A coordenadora da Atenção Primária em Saúde reforça que, para participar das ações de saúde na Praça Celso Ramos, é importante que a população leve um documento com foto, o cartão do SUS (se possível) e a carteira de vacinação. Esses documentos são fundamentais para facilitar o atendimento e garantir que a verificação da situação vacinal e os demais serviços sejam realizados de forma adequada.
Confira entrevista completa