Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Vereadores de Orleans aprovam projeto e apresentam indicações

Por Ligado no Sul11/11/2025 11h30
Foto/Redação

A Câmara de Vereadores de Orleans realizou, na noite de segunda-feira, a 42ª sessão ordinária, marcada pela aprovação de projeto do Executivo, apresentação de indicações parlamentares e anúncio de recursos para a Fundação Hospitalar Santa Otília.

Os vereadores aprovaram o projeto de lei que autoriza parceria com os centros comunitários de Rio Laranjeiras Baixo e Ponte Preta, além de prever outras providências administrativas.

Na tribuna, o vereador Murilo Hoffmann (Novo) solicitou a instalação de uma lombada na estrada geral da comunidade Vila Nova, “nas proximidades da Capela Santa Luzia”, além da criação de um ponto de táxi na Rua Vereador Afonso Zanini.

A vereadora Marlise Zomer (PSDB) protocolou indicação para que o Executivo realize pintura da faixa de pedestres na Rua Edgar Cunha, “em frente à entrada do Supermercado São Pedro (apenas como referência), na faixa elevada”, destacando que a sinalização está apagada. Ela também sugeriu homenagem ao professor César Augusto Citadin, da Escola Lauro Pacheco dos Reis, vencedor do 2º lugar no 15º Prêmio Ação Destaque Nacional, promovido pela Editora Opet.

Outro encaminhamento partiu dos vereadores  da oposição Maiara Dal Ponte Martins (MDB), Dovagner Baschirotto (MDB), Marlise Zomer (PSDB), Mirele Debiasi (PSDB), e Pedro João Orben (MDB), solicitando que o Executivo faça repasses de R$ 20 mil para centros comunitários do interior.

Maiara também pediu manutenção na ponte na divisa entre Orleans e Urussanga, onde após passagem diária de caminhões pesados, a estrutura começou a ficar comprometida.

Recurso estadual confirmado para o Hospital Santa Otília

O vereador Murilo Hoffmann anunciou que a Fundação Hospitalar Santa Otília foi contemplada no programa “Você Decide”, do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo).

Segundo ele, “o hospital alcançou 1.995 votos, ficou em 13º lugar e garantiu o recurso. São quase R$ 120 mil que vão equipar a maternidade com poltronas, suportes de soro e outros itens solicitados pela instituição”.

Ele destacou que a distribuição das emendas do parlamentar foi definida pela população:

“Geralmente deputado manda recurso só para sua base eleitoral. No Novo, esse programa permite que a população escolha. Não existe barganha, os projetos são avaliados e as pessoas decidem para onde vai o recurso.”

Hoffmann afirmou que pretende implementar modelo semelhante no município:

“A partir de hoje, as instituições já podem se cadastrar. Semana que vem começa a votação e a população vai decidir para onde vão as emendas impositivas dos vereadores.”

Indicação sobre repasses a comunidades

A vereadora Maiara  Martins explicou a proposta para que todas as comunidades com associações formalizadas possam receber verba municipal.

“Nem todas têm CNPJ, mas por isso mesmo fizemos a indicação. Queremos que todas possam receber. As que ainda não têm associação ou centro comunitário formalizado precisam providenciar para terem acesso aos recursos.”

Ela reforçou que o objetivo é garantir equidade:

“A ideia é que não apenas algumas comunidades sejam beneficiadas, mas todas as rurais que estiverem regularizadas.”

Confira

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS