Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Mudança no STF: Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice

Por Ligado no Sul14/08/2025 11h30
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Edson Fachin foi eleito nesta quarta-feira (13) para presidir o Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes. A posse está marcada para 29 de setembro.

A eleição ocorreu de forma simbólica, seguindo o critério de antiguidade previsto no regimento interno da Corte, que determina que o tribunal seja comandado pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo. Atualmente vice-presidente, Fachin sucederá o ministro Luís Roberto Barroso, que encerra seu mandato de dois anos.

Natural de Rondinha (RS) e formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fachin foi indicado ao STF em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff. No Supremo, atuou como relator de casos de grande repercussão, como as investigações da Operação Lava Jato, o processo sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas e a ADPF das Favelas, que definiu medidas para reduzir a letalidade policial no Rio de Janeiro.

Alexandre de Moraes, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e foi indicado ao STF em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer, em substituição ao ministro Teori Zavascki. Antes de chegar à Corte, ocupou cargos como secretário de Segurança Pública e de Transportes no governo de São Paulo, além de ter sido ministro da Justiça no governo Temer.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS