Wine South America: Masterclass atrai atenção para a singularidade do terroir catarinense
As Indicações Geográficas (IGs) de Santa Catarina, Vales da Uva Goethe e Vinhos de Altitude foram apresentadas pela presidente da ABS - SC, Rossela Ceni

Realizada durante a programação oficial da Wine South America, a Masterclass sobre os vinhos catarinenses, destacou as duas Indicações Geográficas (IGs): Vales da Uva Goethe e Vinhos de Altitude. A presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de SC (ABS-SC), Rossela Ceni, apresentou ao público especializado a trajetória, os diferenciais e a identidade dos vinhos produzidos no Estado.
“É uma vitrine sem precedentes, porque este é um dos maiores eventos da América Latina, e como a gente estava conversando com a secretária de turismo a gente veio aqui falar com o coração, e fica ainda mais fácil porque falamos de produtos de extrema qualidade”, destaca.
Rossela apresentou o contexto histórico, as características do território, da própria Uva Goethe e do vinho. No final da apresentação o público pode degustar dois vinhos, o espumante Terrara Extra-brut, da Vinícola Mazon e o Don Valdemar seco, da Vinícola Denoni.
“A gente observou aqui na taça, cuidado na vinificação, técnicas de vinificação, uma acidez impressionante e acidez é sempre um atributo positivo do vinho, nunca negativo. E é uma IP que também traz muito storytelling, são 140 anos de história que merecem ser contados”, ressalta.
A Masterclass contou com o apoio do SEBRAE de Santa Catarina. “Estar aqui mostrando para o público tão seleto as duas Indicações Geográficas dos vinhos catarinenses, uma delas a primeira IG do estado, é uma grande alegria. O Sebrae é um grande apoiador dessas iniciativas”, reforça a representante do Sebrae SC, Isabel Vitória.
Estande de vinhos catarinenses
Reconhecida como Indicação Geográfica (IG), a região dos Vales da Uva Goethe é a única produtora da uva Goethe no Brasil. Os vinhos catarinenses ocupam um espaço no estande institucional da SETUR, levando à feira os rótulos leves, aromáticos e refrescantes produzidos pelas seis vinícolas associadas à Progoethe – Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe, junto com os vinhos de Altitude.
O estande catarinense está localizado na entrada do pavilhão da feira, e logo nesse primeiro dia atraiu muitos compradores, influenciadores, jornalistas e público em geral.
Entre os visitantes ilustres, a Secretária de Estado do Turismo, Catiane Seife. “Para nós participar da Wine é um grande avanço, não somente para o mercado do vinho, mas também para o enoturismo que continua a crescer em Santa Catarina. Estamos felizes em compartilhar as nossas histórias nesse evento”, disse a secretária.
Sobre a Wine South America
Realizada em Bento Gonçalves (RS), capital brasileira da uva e do vinho, a Wine South America é o maior evento profissional do setor na América Latina. A edição 2025 reunirá mais de 430 marcas e visitantes de 12 países em um ambiente voltado para negócios e conexões do setor vitivinícola.
- Fotos/Divulgação