Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Egressos do Unibave começam o trabalho de contrapartida do Programa Universidade Gratuita na Rede Feminina de São Ludgero

Por Ligado no Sul25/09/2025 13h00
Foto/Unibave

Seis egressos do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), sendo quatro do curso de Ciências Contábeis e dois do curso de Administração, visitaram a sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Ludgero (RFCCSL). Nos próximos meses, eles iniciam um trabalho de contrapartida pelas bolsas recebidas para concluírem seus cursos de graduação via o Programa Universidade Gratuita (PUG).

Neste primeiro momento, o objetivo é realizar um diagnóstico institucional para propor soluções de gestão e fortalecimento da entidade. Conforme a coordenadora do projeto vinculado ao PUG, professora Joélia Walter Sizenando, que acompanhou a visita, a parceria com a Rede Feminina marca o início do trabalho comunitário dos egressos beneficiados pelo programa.

Segundo a contadora e egressa do Unibave, Maria Fernanda Leonardo, a visita à RFCCSL abriu os olhos para o trabalho desenvolvido e para a importância que a instituição tem para a sociedade. “O que elas fazem é de coração e com muito amor. Foi possível perceber o carinho e a responsabilidade, e será um prazer poder contribuir para a Rede Feminina”, comentou.

A também egressa do curso de Ciências Contábeis, Angelita Perin Matuchaki, agradeceu à entidade por abrir as portas e afirmou que é bom ver o quanto ainda existem pessoas engajadas em causas nobres, demonstrando profissionalismo, organização e acolhimento. “Sou grata ao Unibave e ao Programa Universidade Gratuita, pois nos proporcionam a oportunidade de concluir o curso e agora de poder contribuir com uma causa tão importante”, agradeceu.

O grupo foi recebido pela presidente da entidade, Elisabeth Volpato, e pela assistente social Valdira Matias, que apresentaram a estrutura e os serviços oferecidos pela Rede.

Seminário de Prevenção ao Câncer Infantojuvenil inicia nesta quinta-feira

Na quinta-feira, dia 25, São Ludgero realizará o 1º Seminário Municipal de Prevenção ao Câncer Infantojuvenil, no Centro Multiuso Cultural Dimas Schlickmann. Durante a visita dos egressos, a presidente Elisabeth Volpato reforçou o convite para participação.

Com o tema “Infância com Saúde: o olhar que cuida, a informação que salva”, o evento integra as ações do Setembro Dourado e tem como objetivo capacitar profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação. A proposta é ampliar o conhecimento sobre os sinais de alerta do câncer infantojuvenil, promovendo o diagnóstico precoce e fortalecendo a rede de atenção à saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil, embora represente uma parcela menor dos casos diagnosticados.

“Na Rede Feminina, abraçamos essa causa por meio do Projeto Infância em Saúde, que leva informação, cuidado e orientação às famílias e crianças da nossa comunidade”, enfatiza a presidente, lembrando que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelos profissionais da educação, da saúde e da assistência social.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS